Não é segredo para ninguém que os pets adoram comer as comidas dos humanos. Seja por acharem mais saborosa ou mesmo somente pelo fato de ter um sabor diferente, eles sempre fazem cara de pidões ao ver o tutor se alimentando. Mas é importante ter cuidado com o que irá dividir com seu animal de estimação – em especial com os gatos.

Já listamos os alimentos proibidos para os cães. Agora é a vez de destacarmos os 10 alimentos não permitidos aos felinos:

Ração para cachorro

Se você é tutor de cães e gatos e quando viu que a comida do gatinho acabou, pensou “acho que não tem problema dar a do cachorro para ele, só por hoje”, agiu completamente errado. Cães e gatos têm organismos bem diferentes e ao dar alimento de cachorro para um felino, e muitas necessidades nutricionais podem ficar faltando caso o animal não ingira a ração correta.

Chocolate 

Muito amado pelos humanos, o chocolate é extremamente nocivo aos gatos. Ele tem uma substância denominada teobromina, que é capaz de gerar graves intoxicações nos felinos, podendo até causar a morte do animal.

Passas e uvas Gato comendo

Definitivamente, estes dois alimentos estão proibidos para os gatos, pois podem causar falência do sistema renal do pet.

Frutas cítricas

As frutas são muito bem-vindas como parte da alimentação dos gatos, mas as cítricas/ácidas não devem ser consumidas. Laranja, limão, mexerica são alguns dos exemplos que podem causar convulsões, taquicardia e falta de ar nos felinos.

Cafeína

Chás e café são ricos em alcaloides neurotóxicos, que podem causar lesões no cérebro e no coração. Por isso, estão proibidos.

Alho e cebola

Diferente dos humanos, os gatos não precisam destes temperos em sua comida. Ambos possuem dissulfetos e sulfóxidos na composição, capazes de destruir as células de defesa do sistema imunológico dos felinos, possibilitando o surgimento de diversas doenças.

Abacate

Surpreso? Uma fruta inofensiva pode causar diversas complicações, como dificuldade para respirar, vômitos e diarreia intensa, pois afeta o sistema digestivo dos gatos.

Batata

Jamais ofereça uma batatinha ao seu gato! A solanina, uma das substâncias presentes no alimento, pode causar distúrbios no sistema nervoso central e intestino do animal.

Massa crua

Qualquer tipo de massa que ainda não estiver pronta pode ser bastante prejudicial à saúde do pet. Ao ingerir, é possível até que o gato apresente uma distensão estomacal.

Ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura podem gerar problemas como inflamação do estômago ou pâncreas dos gatos, por isso é importante sempre evitar. Ao oferecer carne ao animal, procure cozinhá-la e não fritá-la, por exemplo.

Por Tatiane Mota