Todos sabem que o coco é um alimento rico em sais minerais, fibras e vitaminas e, além de saboroso, ainda possui uma água tão rica quanto a polpa.

Por ser tão popular no Brasil, é normal querer saber se seu pet também pode desfrutar do sabor e de todos os benefícios dessa fruta. Afinal, pode dar água de coco para cachorro? Continue lendo e descubra.

 

Água de coco para cachorro

Há controvérsias quanto ao uso da água de coco para cachorros. Apesar de não ser um alimento ou líquido considerado tóxico, a água de coco é rica em potássio, que pode causar desiquilíbrios no organismo canino quando consumida em excesso.

Cachorro pode tomar água de coco em pequenas quantidades, preferencialmente com indicação de um veterinário, já que cada cachorro pode ter suas intolerâncias de organismo particulares. A água de coco para cachorros, entretanto, jamais pode ser oferecida como substituta à água mineral fresca, pois o consumo excessivo pode causar desequilíbrios minerais no organismo e diarreia. Por isso, não dê água de coco para cachorro com diarreia sem supervisão veterinária.

 

Benefícios do coco para cachorros

O coco para cachorros fortalece o sistema imunológico contra doenças, parasitas, fungos e vírus – como gripe, giárdia, entre outros. Possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem as dores e previnem problemas como artrite, por exemplo.

 

 Como dar água de coco para cachorro

Na hora de oferecer a carne ou a água da fruta, é fundamental separar da casca. Cachorros maiores podem até se divertirem brincando com o coco verde, mas essa é uma prática não recomendada por causar engasgos fatais e obstrução do sistema digestivo. Além disso, a casca do coco natural, quando não higienizada, pode conter vírus e bactérias perigosas para a saúde do cachorro.

Para evitar problemas, ofereça a água de coco diretamente no potinho de água do pet, como se estivesse oferecendo água.

 

Dica

Gelo de água de coco para cachorro: uma opção simples e criativa para os dias quentes é preparar cubinhos de gelo feitos com água de coco e colocá-los no potinho de água para refrescar e dar um toque especial.

Cachorro pode tomar água de coco de caixinha? A princípio, se a composição da água de coco de caixinha constar apenas “água de coco natural” não há problema em dar para o cachorro. Mesmo assim, o ideal é sempre consultar o veterinário para uma dieta canina equilibrada e saudável.

Fonte: Perito Animal