São diversos os fatores que podem desencadeá-las, mas o fato é que as alergias podem causar grandes incômodos ao animal, e até mesmo sua morte, a depender de sua intensidade. Por isso, todo cuidado é pouco!

A alergia é uma reação do sistema imunológico do cão contra alguma substância a qual teve contato, e a reação dependerá do organismo de cada animal – leve ou intensa.

Ela pode ser causada por meio de alimentos, plantas, remédios, shampoos, tecidos, e até mesmo picadas de pulgas e carrapatos.

Dentre os principais sintomas que podem surgir estão: cachgorro se coçando

  • Coceira intensa
  • Perda de pelos
  • Lambidas excessivas no local da alergia
  • Secreção nos olhos
  • Pele com machucados, crostas e inflamações
  • Ouvido inflamado com frequência

Para identificar o tipo da alergia e entender qual a melhor opção de tratamento, é fundamental que o cachorro seja examinado por um veterinário.

Existem exames específicos, como o hemograma e intradermal, que determinarão a qual substância o animal é alérgico e, até mesmo, se o problema é de fato uma alergia.

A depender do motivo, é possível que medicamentos antialérgicos sejam indicados. Se a alergia está sendo causada pela alimentação, será necessário trocar a ração, e assim com outros produtos também. Já se a causa está relacionada a pulgas ou carrapatos, remédios específicos contra estes parasitas deverão ser aplicados.

Se você observou alguns destes sinais em seu cão, traga-o para o Centro de Saúde Animal Jardins. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudar seu pet.

Por Tatiane Mota