Pela – irresistível – carinha de pidão, com certeza você já percebeu que nossos alimentos parecem muito mais saborosos para os nossos bichinhos de estimação. Mas, por mais inocente que pareça, muito do que consumimos no dia a dia é extremamente proibido para os animais, podendo provocar irritação no estômago e intestino, diarreia, pancreatite, paralisia e até mesmo levar ao óbito.

Confira abaixo os 10 alimentos prejudiciais aos pets:

     1. Chocolate

chocolate-e-animais

Por mais que esse tópico não seja novidade na lista de alimentos proibidos para animais, muitos tutores ainda insistem em dar chocolate a seus bichinhos. A teobromina, substância presente no cacau, é altamente tóxica e pode causar vômitos e diarreia, além da alteração do ritmo cardíaco.

     2. Abacate

abacate-proibido-para-animais

Frutas são quase sempre bem-vindas; há algumas restrições. O abacate é nocivo aos animais por causa de uma substância chamada persina, que pode causar sérios desarranjos intestinais.

     3. Uva

uva-proibida-para-animais

Devido à lesão renal que causam, algumas unidades dessa frutinha podem ser fatais.

     4. Macadâmia

macadâmia-faz-mal-para-animais

Nunca dê essa noz ao seu bichinho, nem in natura, nem camuflada em biscoitos. Por possuírem toxinas ainda desconhecidas pelos cientistas da área, esse alimento é capaz de afetar os músculos do animal, bem como o sistema digestivo e nervoso. Há, inclusive, casos de pets que sofreram com paralisia após consumi-la.

     5. Temperos: alho e cebola

alho-é-proibido-para-pets

Seja cru, cozido ou desidratado, esse tipo de tempero é extremamente proibido para cães e gatos. O alho pode causar irritação no intestino e no estômago, além de danos nas células vermelhas do sangue. Já a cebola faz com que o pet desenvolva anemia.

     6. Pão

pão-faz-mal-para-animais

Alguns tipos de pães possuem altas doses de açúcar em sua composição – mesmo sendo salgados – e açúcar não faz bem para nenhum pet, de nenhuma forma.

     7. Carne crua

carne-crua-faz-mal-para-animais

É isso mesmo. Comida crua pode trazer uma série de transtornos para a saúde do pet e, por isso, está entre os alimentos proibidos para os animais. Um dos grandes problemas são as bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli, que causam intoxicação e podem levar ao óbito.

     8. Sal

salgadinho-proibido-para-pets

Não é uma boa ideia compartilhar alimentos salgados com cães e gatos, isso inclui pipoca, salgadinho, batata frita, entre outros. O sal faz com que os pets apresentem vômitos, diarreia, tremores e até convulsões. Dependendo da sensibilidade do bichinho, a intoxicação pode ser fatal.

     9. Sorvete

sorvete-faz-mal-para-pets

Às vezes, pensamos que um sorvetinho é ideal para refrescar o pet, mas se em sua composição tiver leite, esqueça. O líquido e seus derivados podem causar problemas digestivos, diarreia e alergias alimentares.

     10. Ossos

ossos-proibidos-para-pets

Esse item foi uma surpresa, não é? Os ossos também podem ser perigosos para os animais e estão proibidos, exceto se forem os vendidos em pet shop, próprios para cachorros. Ossos provenientes de animais, como os de galinha, podem causar lesões na boca e no intestino, virando até caso de cirurgia.