Você já deve ter notado que os alimentos dos humanos parecem muito mais gostosos para nossos bichinhos de estimação. Eles fazem uma carinha irresistível, e logo estamos lá, dando um pedacinho de chocolate aqui, um pãozinho ali. Sem contar as batatas fritas, pizza, biscoitos…

Mas embora deliciosos, saiba que eles podem fazer muito mal para cães e gatos! Listamos aqui os 8 principais alimentos que podem ser prejudiciais aos pets.

5

 

Sal 

Definitivamente não é uma boa ideia compartilhar alimentos salgados – como batatas fritas e salgadinhos, por exemplo – com cães e gatos. Eles podem apresentar vômitos, diarreia, tremores e até convulsões ao ingeri-los. A depender da sensibilidade do animal, a intoxicação pode até mesmo levar à óbito.

 

6Chocolate 

Muito apreciado por homens e mulheres em todo o mundo, para os cachorros ele deve ser completamente proibido. A teobromina, substância presente em todos os tipos de chocolate, é altamente tóxica e pode causar, além de vômitos e diarreia, alteração do ritmo cardíaco, levando à morte.

 

 

7

 

Pão 

Alguns tipos de pães possuem altas doses de açúcar em sua composição, e açúcar em grande quantidade não faz bem para cães e gatos. O pão também pode causar obesidade no animal, então se o pet já estiver acima do peso, não é uma boa ideia.

 

4

 

Sorvete 

Em um dia quente, pensamos que um sorvetinho pode refrescar nossos bichinhos. Mas se na composição tiver leite, esqueça! Diarreia e problemas digestivos são alguns dos problemas que o leite e seus derivados podem causar nos pets. Alergias alimentares, que se manifestam com coceiras, também podem surgir.

 

 

Cebola e alho 8

Estes dois temperos são verdadeiros venenos para cães
e gatos, pois ambos destroem os glóbulos vermelhos dos animais (responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), causando anemia e, em casos graves, falência renal.

 

 

Uva e carambola 9

Frutas são muito bem-vindas na alimentação do dia a dia dos bichinhos de estimação. Mas as uvas e a carambola devem ficar fora dessa. Ainda não se sabe exatamente qual substância as tornam prejudiciais, mas caso o animal ingira uma grande quantidade dessas frutas, pode ter uma séria lesão renal e até chegar à óbito.

 

 

2

 

Ossos 

Está surpreso? Mas saiba que eles também podem ser perigosos. Os ossos artificiais, próprios para os cachorros, não causam distúrbios alimentares, mas podem fazer com que eles se engasguem e fiquem sufocados. Então quando der um ossinho, é melhor estar por perto para observar. Já os ossos provenientes de animais, com os de galinha, podem causar lesões na boca e no intestino. Muitos animais chegam a passar por cirurgias, e o risco de morte não é pequeno. Então, evite de oferece-los ao seu pet.

 

10Bebidas alcoólicas e refrigerantes 

A quantidade de açúcar presente em ambos é extremamente prejudicial aos cachorros e gatos, e podem causar diarreia e vômitos. Mas as bebidas que contém álcool também podem causar alterações no sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade respiratória e coma. Por isso, durante as festas, fique sempre atento aos copos com restinho de bebidas!

 

 

Sabemos que cães e gatos adoram explorar os ambientes, e se acharem alguma comida ou bebida por aí, com certeza eles vão saborear. Então fique sempre atento ao seu bichinho de estimação, e se sentir que o animal apresenta qualquer comportamento diferente, leve-o imediatamente ao veterinário!

 

Texto por Tatiane Mota