Quem tem o prazer de ter um animal de estimação em casa sabe a alegria que eles trazem para o nosso dia a dia. O que muitos ainda desconhecem é que a companhia do seu melhor amigo peludo pode trazer benefícios físicos e mentais inimagináveis que podem até mesmo te ajudar na luta contra depressão e ansiedade.

Já é mais do que comprovado que animais podem ser excelentes terapeutas e ajudar no tratamento de doenças, como é o caso da “cão terapia”, que já falamos anteriormente aqui no blog, onde cães visitam crianças em período de internação para levar bem-estar e alegria em um momento tão difícil.

Pesquisas e estudos em todo o mundo confirmam que esses pequenos super-heróis de quatro patas têm o poder especial de reduzir a tensão, trazer tranquilidade e melhorar o nosso humor. Sendo assim, psiquiatras acreditam que em conjunto com o tratamento, pets podem ser grandes auxiliares para o combate dessas duas doenças que cada vez mais ganham espaço na sociedade moderna.

Se você sofre com depressão e/ou ansiedade, confira algumas questões levantadas pelo blog CatClub em que ter um pet pode te ajudar e muito:

1- Amor descomplicado

Sua relação com seus amigos e familares é complicada e desgastante? Um pet pode ser um bom antídoto. “Com seu pet, você pode apenas viver o momento e ser você mesmo.”, diz Terry Wright, PhD, pisiquiatra em Santa Ana, Calif.

2- Responsabilidade

Você pode até pensar que não tem capacidade para cuidar de um pet agora. Tomar conta de você mesmo já pode parecer difícil o suficiente. Mas, especialistas dizem que adicionar um pouco de responsabilidade à sua vida pode ajudar! Uma nova vida para cuidar adiciona um novo e positivo foco para a sua vida. “Cuidar de um animal pode te ajudar a perceber o seu próprio valor e importância”, diz o psiquiatra Ian Cook. Isso irá melhorar sua auto estima e lembrá-lo de que você é capaz, e que pode fazer mais do que pode imaginar!

3- Atividade

Você mal tem saído do sofá nos últimos dias? Você precisa de mais atividade física! Se exercitando, você libera hormônios muito importantes para sua saúde mental, como a endorfina e a dopamina, que são responsáveis por te deixar feliz e tranquilo. Animais podem ajudar nisso! Se você tem um cão, precisará sair com ele para passear, se tem um gato, precisará brincar com ele. Atividade física é, sem dúvida, um dos melhores remédios para combater a depressão.

4- Rotina

Ter uma rotina e compromissos diários ajuda pessoas com depressão. Um animal é uma rotina por si só. Acordarão você pela manhã, pedirão comida e água, pedirão para sair pra passear ou brincar. Precisarão de cuidados, e isso ajudará você a se manter ocupado.

5- Companheirismo

A depressão pode fazer você se isolar e se afastar dos seus amigos e familiares. Se você tem um pet, você nunca estará sozinho. Isso pode fazer a diferença de verdade.

6- Interação social

Ter um pet pode te ajudar a ter mais contato social com outras pessoas. Você pode conversar e conhecer pessoas novas enquanto passeia com seu pet ou espera no consultório veterinário. Pets quebram o gelo naturalmente, e outras pessoas que também têm pets adoram falar sobre eles.

7- Toque

Estudos mostram que pessoas se sentem melhor quando têm contato físico com outras pessoas/animais. Pets oferecem isso em tempo integral. É simplesmente terapêutico ter um gato no colo enquanto você o acaricia e ele ronrona. Estudos comprovam também que acariciar um animal pode aumentar sua expectativa de vida.

8- Saúde melhor

Estudos comprovam que ter um pet pode te ajudar a diminuir a pressão do sangue, reduzir o stress e elevar a produção dos hormônios que te fazem sentir feliz.

 

Texto por Patrícia Mota