O eclipse lunar é um fenômeno que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Dessa forma, o satélite fica na sombra formada pelo planeta e se torna completamente escuro por alguns minutos – é possível também que adquira cor avermelhada, recebendo o nome de “Lua de Sangue”.

Em 27 de julho, acontecerá o mais longo eclipse lunar do século e pessoas localizadas na América do Sul, África, Ásia e Austrália poderão acompanhá-lo. No Brasil, o fenômeno será das 16h30m às 18h13m (horário de Brasília) e, de acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do País verá o eclipse total.

Você sabia? 

A Lua é determinante para alguns ciclos naturais e possui uma grande influência no comportamento do seu bichinho e de outras espécies espalhadas pelo mundo. Por isso, os animais durante o eclipse lunar podem se comportar de jeitos diferentes.

Confira abaixo alguns casos:

  • Cães e gatos

animais durante o eclipse - cães e gatos
Os pets de estimação mais comuns também estão na lista dos que tem a rotina confusa durante o eclipse lunar. Ao que tudo indica, durante a Lua Cheia, – fase da Lua propícia para este tipo de fenômeno – cães e gatos correm maior risco de se envolverem em acidentes.

Um estudo apresentado pelo site Live Science, mostrou um aumento nos atendimentos veterinários de emergência durante este período: 23% para gatos e 28% para cães.

  • Leãos

animais durante o eclipse - leão

Em Lua Cheia a savana fica mais clara e, com isso, o “Rei da Selva” tem sua caça prejudicada, já que as presas conseguem enxergar quando o perigo se aproxima.

  • Aranhas

animais durante o eclipse - aranhas

Cientistas de Veracruz, no México, observavam o comportamento de aranhas e perceberam que os animais durante o eclipse lunar começaram a desfazer suas teias. Que trabalhão, não é?

  • Lhamas

animais durante o eclipse - lhama

Em 1994, foi relatado na Bolívia que, durante um eclipse lunar, os animais se reuniram e ficaram olhando para o céu, alinhados. Quando o evento acabou, cada Lhama foi para um lado

  • Corais

animais durante o eclipse - coral

Em uma noite de dezembro, todos os corais da Terra se sincronizam para a reprodução e a Lua Cheia tem forte influência nesse hábito. Imagina se acontece um eclipse lunar bem neste dia?

  • Morcegos

animais durante o eclipse - morcego

Por se sentirem expostos devido à alta luminosidade de noites de Lua Cheia, os morcegos acabam diminuindo suas caças para não virarem alvo fácil de predadores.

  • Escorpiões

animais durante o eclipse - escorpião

Talvez esse seja o fato mais curioso de todos os animais durante o eclipse lunar. O que muita gente não sabe é que o escorpião brilha de acordo com a luz da Lua e, por serem caçadores noturnos, essa característica os ajudam a saber se já é noite e se estão seguros para sair de suas tocas. Portanto, o momento de um eclipse pode determinar uma noite de caça perdida.