Os gatos, cada vez mais populares como animais estimação, têm em média um tempo de vida maior que os cães. A expectativa de vida média de um gato doméstico, mantido apenas em casa, pode atingir de 15 a 20 anos de idade. Durante sua vida, gatos passam por etapas similares às nossas e neste artigo vamos ensinar como identificá-las.

Filhotes (até 1 ano)

Gato filhote

Apesar de serem conhecidos como animais muito independentes, filhotes de gato ainda são seres muito frágeis e dependentes, até mais do que os cães, e por isso você deverá redobrar os cuidados e a atenção para evitar qualquer problema.

Eles devem ser desmamados por volta dos sete ou oito meses de vida, para que logo depois comecem a comer ração específica para a sua idade.

Jovem (de 1 a 3 anos)

Gato jovem

Eles crescem tão rápido, não é mesmo?

Seu gatinho agora é um adolescente. Brincalhão e cheio de disposição, nesta idade é preciso que seu gato tenha um ambiente interessante e atrativo, repleto de brinquedos para que ele gaste toda a sua energia e não se sinta entediado.

Para as fêmeas, é nesta etapa que ela terá seu primeiro cio. Com a puberdade à tona, gatos e gatas se arriscarão atrás de companheiros e por isso a castração é tão importante.

Adulto (de 3 a 8 anos)

Gato adulto

Um gato adulto está no ápice de sua inteligência e torna-se mais independente, em algumas vezes deixam de ser tão brincalhões e tornam-se mais sérios, a famigerada maturidade, mas continuam sendo ótimos companheiros.

Neste período os gatos têm uma maior tendência à obesidade, mas isso pode ser evitado com uma dieta equilibrada e apropriada para a sua idade.

Idoso (mais de 8 anos)

Gato idoso

Nesta fase, é comum seu gatinho ficar mais preguiçoso, passar mais tempo dormindo, gostar de tomar sol e ficar em lugares quentes.

Assim como acontece com a gente, os cuidados com o seu gato durante sua fase adulta é o que irá definir a qualidade de vida dele quando chegar na terceira idade. Esta qualidade de vida pode ser ainda melhorada com o seu amor e dedicação.

Texto por Patrícia Mota