Muito mais que uma questão de estética, manter a higiene do animal é fundamental para a saúde. Mas é importante ficar atento aos períodos corretos para o banho e tosa, pois ambos em excesso não fazem muito bem…

banho-e-tosa-2Diferente dos humanos, os pets não precisam tomar banhos todos os dias. No organismo do animal, além das bactérias nocivas, também existem aquelas necessárias para protegê-los. Banhos diários ou com poucos dias de intervalo podem trazer riscos para o surgimento de fungos e alergias. Para cães, a recomendação dos veterinários é que tomem banhos a cada 15 dias (com algumas exceções, caso o animal se suje muito em alguma brincadeira), e para gatos uma vez no mês, já que a escovação diária elimina pelos mortos e os próprios animais fazem sua própria higiene por meio de sua saliva.

A tosa também é fundamental para algumas raças, pois facilita a transpiração do pet, trazendo bem-estar especialmente durante este período de grande calor.

Ela pode ser realizada com uma máquina ou tesoura, e somente por um profissional da área, para que o pet não corra o risco de se machucar. Em média, o tempo entre uma tosa e outra é de uma vez a cada dois meses (mas tudo irá depender da raça e da condição do pelo do animal).

Se informe sobre a necessidade da tosa e a frequência dos banhos com seu veterinário. O Centro de Saúde Animal Jardins tem uma equipe especializada que pode te ajudar!

Por Tatiane Mota