Atualmente é bastante comum nos depararmos com fãs de cachorros e fãs de gatos discutindo para descobrir qual o melhor animal de estimação. A verdade é que não existe o melhor, e sim o que mais se adapta ao seu estilo de vida e personalidade. Por serem animais de naturezas diferentes, antes de decidir entre ter um cachorro ou gato é necessário conhecer suas particularidades.

Para te ajudar na escolha do seu melhor amigo, separamos alguns pontos importantes do comportamento de cada um. Confira:

Independência

Uma das primeiras perguntas que você deve fazer antes de escolher entre um cachorro ou um gato, é qual a sua disponibilidade de tempo.

Isso porque cães são mais carentes e dependentes, podendo até mesmo entrar em depressão ao ficarem muito tempo sozinhos.

Já os gatos, apesar de também gostarem da companhia do seu dono, superam a solidão com mais facilidade, seja dormindo ou se distraindo com seus próprios brinquedos até você voltar.

Higiene 

2Gatos podem ser mais limpos e demandar menos cuidados do que um cão. Eles se limpam sozinhos com a ajuda da própria língua (apesar de às vezes ser necessário um banho com produtos especializados e a escovação para remover o excesso de pelos mortos), e dificilmente farão suas necessidades fisiológicas pela casa, já que por instinto aprendem a fazer sempre num mesmo lugar e escondê-las.

Com um cão, é necessário dar banhos periódicos e um certo esforço para ensiná-lo onde fazer suas necessidades.

Obediência

Cachorros são animais de matilha, portanto, necessitam de um líder. Essa característica natural permite que sejam mais obedientes e fieis ao seu dono e também mais fáceis de serem adestrados.

Os gatos são reconhecidos como animais donos de suas próprias vontades. Se bem direcionados também podem ser sutilmente controlados, mas é importante ressaltar que não será uma tarefa fácil!                          

ProteCães-fofos-abraçando-seus-donos-5ção e companheirismo

Há quem diga que o cachorro é muito mais companheiro e carinhoso do que o gato, mas não é bem assim. A diferença está entre como cada bichinho demonstra o seu afeto.

Gatos são mais reservados, prezam por sua privacidade e podem ter demonstrações de afeto mais sutis, enquanto que cachorros querem estar sempre por perto, recebendo e dando carinho, com pulos, abraços e recepções calorosas.

Além de companheiros e carinhosos, cães são muito protetores, sendo assim a melhor opção para quem procura um animal para proteger a casa.

Exercícios

Cachorros são ótimas companhias para quem gosta de praticar esportes como corridas ou caminhadas. Mas mais do que isso, caminhadas diárias são uma necessidade. Para esses animais, exercícios são essenciais para que não fiquem estressados ou hiperativos.

Os gatos não precisam ser levados para passear, eles podem fazer isso sozinhos ou, em caso de morar em apartamento, se dão bem ficando apenas em casa.

 

Apesar de características tão diferentes, cães e gatos possuem em comum o dom de alegrar a vida de seus donos, e acima de tudo, são animais que precisarão de amor e cuidados para toda a vida. Então, independente de qual seja a sua escolha, lembre-se que para ter um pet companheiro, a posse responsável de animais deve ser levada em consideração.

 

Texto por Patricia Mota