A resposta é NÃO! É fato que por muitos anos acreditou-se que cães não viam cores, mas após diversas pesquisas, essa linha de pensamento caiu por terra.

cachorro-de-oculos
Os cães captam menos cores, e vermelho e verde estão fora da lista. Mas eles são capazes de distinguir tons básicos, como amarelo, azul e cinza. Todas as outras cores acabam caindo em um destes tons. Isso acontece porque cada tipo de célula, chamada de cone, é sensível aos objetos. Enquanto nós, humanos, temos três tipos de cones, os cachorros têm apenas dois, o que os tornam “daltônicos”, por assim dizer.

Mas, em compensação, a visão noturna é bastante aguçada. Isso por que a estrutura ótica permite que a luz que passa pela retina dos cães seja aumentada, tornando fácil enxergar em ambientes sem muita iluminação.

Uma pesquisa realizada em 2014, pela Universidade da Cidade de Londres, no Reino Unido, ainda mostrou que cachorros, assim como vários outros animais, são capazes de enxergar a luz ultravioleta, o que é impossível para aos olhos dos seres humanos.

Por Tartiane Mota