Já falamos aqui porque escolhemos agosto como mês oficial da vacinação de pets. Mas, em 2019, temos mais um motivo para você proteger seu bichinho nesse período: até o dia 31 de agosto, o pet pode tomar duas vacinas por um valor especial – fale com a nossa equipe pelo WhatsApp para saber mais, o link ao lado te leva direto à conversa https://bit.ly/2LjoBzN.

Para saber mais sobre o tema, trouxemos um de nossos veterinários clínicos, Eloi Rodrigues, para um bate-papo. Confira abaixo:

 

O que são é para o que servem as vacinas?

As vacinas são um composto de agentes que não possuem virulência, mas que proporcionam proteção de determinadas doenças ao organismo.

 

Qual a importância das vacinas?

Por ser capaz de proteger o animal de doenças, as vacinas, desde que administradas corretamente, são muito importantes para trazer qualidade de vida e longevidade ao mesmo.

 

As vacinas podem provocar efeitos colaterais?

Raramente. Só se administrada de forma inadequada ou se o pet for alérgico ao agente que compõe uma determinada vacina.

 

Atualmente, qual a forma ideal de administrar as vacinas em cachorros?

Quando o animal completa 45 dias de vida, é mais do que necessário – obrigatório – aplicar cinco doses de múltiplas e uma antirrábica. Essas vacinas devem ser repetidas assim que o cachorro completar um ano. Depois, o ideal é fazer sorologia dos antígenos para ver se outras vacinas devem ser aplicadas. Não podemos esquecer das vacinas opcionais que são importantes em áreas endêmicas.

 

E em gatos?

O mesmo da resposta anterior.

 

E quais são essas outras vacinas não obrigatórias?

Gripe, leishmaniose e leptospirose.

 

Apenas veterinários podem aplicar vacinas? Por quê?

Sim, apenas veterinários. Antes da vacina, é importante que o animal passe por uma avaliação que verifica se ele está apto a recebê-la. Uma pessoa sem experiência pode vacinar um bichinho imunodeficiente e provocar uma reação.

 

Tem problema atrasar a vacinação do animal?

Recomendamos que seja estabelecido uma rotina de vacinação, pois se a proteção atrasar e o pet for exposto, ele pode adquirir doenças.

 

Tem problema atrasar a vacinação do animal?

Recomendamos que seja estabelecido uma rotina de vacinação, pois se a proteção atrasar e o pet for exposto, ele pode adquirir doenças.

 

Quais vacinas estão disponíveis no CSA Jardins?

Puppy, V8, antirrábica, giárdia, gripe, leishmania, quádruplas e quíntuplas.

 

Quais devem ser repedidas anualmente?

V8, antirrábica e gripe para cachorros; quádruplas e antirrábica para gatos.

 

Por que a promoção desse mês vale a pena?

As vantagens são muitas, para o bolso e para a saúde do pet, visto que no momento da vacina é possível avaliar o animal como um todo e esclarecer dúvidas de vermífugo, profilaxia oral, castração, exames preventivos, entre outros. Sempre alertando que a melhor medicina é a preventiva!