A cidade de Campos do Jordão, no interior de Estado de São Paulo, provou que é possível celebrar a chegada do ano novo sem os barulhos da queima de fogos que tanto assustam os animais e causam diversos acidentes.

Na praça do Capivari, os fogos de artifício tradicionais foram substituídos pela primeira vez por um show pirotécnico silencioso que durou cerca de 12 minutos e contou com muito brilho e cores, não deixando nada a desejar em relação às outras festas e encantando a todos que estavam presentes.

Captura de Tela 2018-01-03 às 11.48.51A novidade já vista em outros lugares do mundo, como por exemplo na Itália, atendeu a uma lei do município que foi sancionada em 2017 e que estabelece uma multa que varia de R$ 952,66 para pessoas físicas a R$ 2.256,30 para as empresas que resolverem soltar rojões barulhentos na região.

O objetivo é evitar danos aos animais domésticos e silvestres, como cachorros, gatos e até mesmo os pássaros, que são os mais atingidos, além de respeitar crianças, idosos e enfermos também sensíveis ao som alto.

A demanda por fogos de artifício sem som têm aumentado em todo o país e é uma tendência que deve ser seguida por outras prefeituras, tornando-se, quem sabe um dia, em uma lei nacional.

 

Texto por Patrícia Mota