Provavelmente você já percebeu que não é necessário muito tempo para o seu cãozinho perceber que um elemento novo e estranho está sendo oferecido a ele. Resistir aos comprimidos que o veterinário receita é um comportamento normal de todo pet. Mas para que eles recebam todos os medicamentos que necessitam, é necessário agir de forma habilidosa. Por isso, separamos para você alguns truques de como dar remédio para o cachorro de forma mais fácil. Confira: 

Faça o remédio ser parte do prêmio

A primeira coisa a ser testada é dar o remédio ao cachorro como uma premiação. Para isso, você pode praticar obediência ou simplesmente premiar o seu cãozinho de forma aleatória, oferecendo o comprimido junto de algum petisco.

Também é válido tentar distribuir os petiscos pelo solo, um atrás do outro. Com um pouco de sorte – e se o pet for louco por comidinhas –, ele pensará que o comprimido se trata de um snack e irá comê-lo sem maiores problemas.

 

Esconda o remédio no alimento 

A grande dica desse tópico é utilizar rações úmidas, pois apresentam cheiro forte e melhor textura para esconder o comprimido.

 

Esconda mais uma vez 

Muitas vezes o cachorro acaba percebendo a presença do comprimido, deixando-o intacto no recipiente do alimento. Se isso acontecer, não se desespere. Tente esconder novamente, dessa vez em algum alimento que seja irresistível para ele, pode ser um pedacinho de queijo, presunto e até mesmo em uma receita preparada exclusivamente para o bichinho.

 

Triture o comprimido 

Se nenhuma das formas de dar remédio para o cachorro citadas acima funcionar, triture o comprimido por completo até convertê-lo em pó. Dessa forma, também é possível misturá-lo na ração úmida ou em receita, com a garantia de que o pet não perceberá.

 

Utilize uma seringa 

A seringa (sem ponta) é muito utilizada para fornecer remédios líquidos para os pets, mas também pode útil quando falamos em comprimido. Basta triturar – igual o método anterior –, misturar com uma pequena quantidade de água e inserir no objeto. Com a ajuda de uma segunda pessoa, segure a cabeça do cachorro e introduza rapidamente o conteúdo da seringa. Depois, mantenha a cabeça do pet no alto enquanto massageia o pescoço, para que ele engula corretamente.

 

Fatores para prestar atenção: 

  1. Se continuar sem conseguir dar o remédio ao seu cão, marque uma consulta com o veterinário de confiança.
  1. No caso de ter dois cães em casa que devem receber medicação, é aconselhável oferecer os remédios em momentos diferentes do dia. Assim, se um dos dois devolver o comprimido, você saberá quem foi.
  1. Ao perceber qualquer efeito secundário no pet causado pelo remédio, corra para o veterinário.
  1. Evite o estresse! A melhor forma de obter sucesso é realizando o processo de forma sútil, sem que o seu melhor amigo repare.