Como o cachorro enxerga? É bem capaz que isso já tenha sido discussão na roda de amigos, no almoço de família, pergunta das crianças ou até mesmo na consulta veterinária, mas no final das contas o que é verdade? Cachorro enxerga em preto e branco? Colorido? De costas? Confira as respostas dos principais debates que envolvem a visão canina.

O cachorro enxerga em preto e branco: MITO!

Foto: Jungle Pet Blog

Um dos maiores mitos criados sobre como o cachorro enxerga é o de que ele vê em preto e branco. O fato foi tão comentado e reproduzido que se tornou verdade para muitas pessoas, fazendo com que filmes, desenhos, especialistas e estudiosos defendessem a tese por muito tempo.

como o cachorro enxerga as cores

Como o cachorro enxerga as cores.

O cachorro enxerga sim as cores, mas não possui a capacidade de distinguir todas elas. Basicamente, o amarelo e o azul são os tons que a visão canina consegue diferenciar. Já verde, vermelho, laranja e outras tonalidades acabam se transformando em cinza para os bichinhos.

A justificativa vem da evolução genética: por possuírem olhos mais laterais, os cachorros foram obrigados a desenvolverem mais a audição e, assim, algumas características da visão canina (como cores) foram deixadas em segundo plano.

O cachorro pode enxergar de costas: VERDADE!

Como? O cachorro enxerga de costas? Sim!

Os cachorros têm uma extensão de visão bem maior que a dos humanos por possuírem os olhos nas laterais do rosto – o que ajuda na hora de avistar presas ou predadores. Portanto, é possível dizer que o seu amigão consegue ver o que está atrás dele. Vale lembrar que o tamanho da área de amplitude que o cachorro enxerga varia de acordo com a raça: um Pastor Alemão possui esse campo maior que o de um Shih-Tzu, por exemplo.

como o cachorro enxerga de costas

O campo de amplitude visual do cão é maior que o do ser humano.

O cachorro enxerga no escuro: VERDADE!

Os lobos caçam somente com a luz da lua e das estrelas, ou seja: foram obrigados a adaptar sua visão para obter sucesso em suas caçadas. E como os cães são descendentes dos lobos, a capacidade de enxergar sob pouca luz foi herdada.

como o cachorro enxerga no escuro

Como o cachorro enxerga no escuro? Herança genética é a resposta.

Em ambientes com a iluminação prejudicada, os cachorros ainda conseguem perceber qualquer tipo de movimento, mas não enxergam com foco. Nesse momento, podemos dizer que a visão do cão está em preto e branco.

Os cachorros são míopes: VERDADE!

Os cães são míopes e só enxergam com clareza a, no máximo, uma distância de seis metros. Porém, mais importante do que a visão, o olfato é o sentido determinante para que o bichinho reconheça pessoas e outros animais.

E os humanos? Como o cachorro enxerga seu dono?

Um estudo realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, descobriu através de ressonância magnética, que o cachorro enxerga seus tutores como sua família.

como o cachorro enxerga seu dono

Para o cachorro, seus donos são sua família. Não é à toa que ele é o melhor amigo do homem!

Fique atento!

Os cãezinhos também podem sofrer com doenças nos olhos e, assim como nós, merecem cuidados e atenção. A oftalmologia veterinária já apresenta grande avanço e muitos casos de cegueira são evitados, mas ainda existem situações onde nada pode ser feito, devido à demora em perceber que algo está errado.

De toda forma, a perda da visão para o cachorro é pouco prejudicial para sua qualidade de vida, uma vez que eles possuem a audição e o olfato bem evoluídos.

Fontes consultadas: Blog Tudo Sobre Cachorros e Blog Perito Animal.