É de conhecimento geral que todos neste planeta amam cachorros. Eles são fofos, divertidos e nos ajudam a suportar o estresse do dia-a-dia. Mas saiba você que os seres humanos não são os únicos a achar isso. Outros animais, em especial os guepardos, também compartilham do mesmo sentimento quando o assunto são cães.

Graças a um tweet de Andy Stardust, a internet descobriu recentemente que os guepardos e os cães podem realmente ser grandes melhores amigos.

Captura de Tela 2017-07-04 às 16.33.29

Após as imagens viralizarem, o portal de notícias ThoughtCo. divulgou um artigo onde mostra que a utilização de “cães de apoio” para ajudar guepardos agitados a relaxar é na verdade bastante comum nos Estados Unidos.

Os cães aparentemente têm ajudado os guepardos por décadas. O zoológico de San Diego, por exemplo, tem socializado estes dois animais desde a década de 80.

“Guepardos são animais bastante instáveis, o que dificulta até mesmo o acasalamento, pois a sua timidez e ansiedade os impedem de ir em frente. Com a presença do cão, eles aprendem a modelar seu comportamento para uma vibe mais calma e feliz”, explica Janet Rose-Hinostroza, supervisora de treinamento de animais do Zôo.

Os filhotes de guepardos socializam com os cães quando estão com cerca de 3 ou 4 meses de idade. Eles se encontram pela primeira vez em lados opostos de uma cerca, com um treinador segurando o cão pela coleira. Se tudo correr bem, os dois animais podem se encontrar para brincar juntos pela primeira vez, embora ambos sejam mantidos com coleiras inicialmente por uma questão de segurança.

Uma vez que o guepardo e o cão estabelecem um vínculo e demonstram uma boa convivência sem o uso das coleiras, eles são movidos para um espaço onde poderão passar quase todo o tempo juntos, exceto durante a alimentação.

Os cães escolhidos pelo parque normalmente são resgatados de abrigos, proporcionando a esses animais um novo lar e propósito de vida.

giphy

 

Texto por Patrícia Mota