A descoberta da gravidez é um momento de mudanças para o casal e também para os animais de estimação. Com as atenções voltadas para o novo membro da família, os pets muitas vezes acabam tendo alterações comportamentais, por isso é tão importante preparar o cão para a chegada do bebê.

Mudanças radicais são sempre estressantes para os cães, por isso, elas devem ocorrer gradativamente.

Delimitação de espaço

Se o cão não vai poder entrar em um determinado ambiente que até então ele estava habituado, é preferível pôr em prática a proibição antes da chegada do bebê. Evita-se assim a associação da presença do novo membro da família com a perda do espaço.

Diminuir a atenção

Nos primeiros dias e meses do bebê, é quase impossível que o casal consiga dar a mesma atenção de antes ao cão e isso pode ser muito frustrante para o animal. Por isso, uma atitude difícil, mas necessária, é diminuir aos poucos a atenção e carinho nas semanas que antecedem o nascimento, de forma que seu cão ainda se sinta amado, mas não tão dependente.

Conhecendo o bebê

Ainda antes do bebê chegar, é recomendável introduzir o cão aos poucos aos acessórios que serão dele, como por exemplo deixá-lo cheirar uma roupinha ou um sapatinho. Já no momento em que chegar da maternidade, faça uma grande festa para o seu cachorro. Deixe ele cheirar os pezinhos do neném, dê petiscos, e mostre que a criança não veio para competir com ele, e sim para agregar à família.

Dia a dia

Nas primeiras semanas, o cão pode tentar chamar a sua atenção, fazendo necessidades no local errado. Não dê bronca, recolha (usando luvas) e continue as atividades do seu dia a dia. Também é importante nunca deixar crianças e cachorros sozinhos, sem a supervisão de um adulto, por mais que seja um animal de extrema confiança. Isso serve para proteger a integridade de ambos.

Ensine a criança a ser gentil, e ao cachorro a brincar sem morder ou pular. Evite brincadeiras muito brutas e fique sempre de olho. É importante que o cão relacione experiências boas com a presença da criança, assim criando laços de amizade que durarão para sempre.

father helping his baby son to communicate with dog

 

Texto por Patrícia Mota