Boa notícia para os que adoram falar com seus amigos peludos! Cientistas descobriram evidências que comprovam o que todos nós já desconfiávamos: cães são capazes de entender o que falamos.

cMFGHzD

Na Hungria, alguns pesquisadores analisaram os cérebros de 13 cães, sendo eles 6 Border Collies, 5 Golden Retriviers, 1 Pastor Alemão e 1 Cão de Cista Chinês, enquanto eles escutavam seus treinadores falando, para assim determinar quais partes do cérebro eles estavam usando para receber os comandos.

Através das análises feitas por ressonância magnética, capaz de registrar a atividade cerebral canina, foi descoberto que os cães processam as palavras ouvidas com o hemisfério esquerdo do cérebro e a entonação da voz com o direito, assim como nós.

Mas atenção, para que os cachorros nos entendam, é preciso que haja uma certa coerência entre nossa fala e entonação.

Os estudos mostraram que os cães apenas entenderam que estavam sendo elogiados, quando tanto as palavras quanto o tom da fala eram positivos. Palavras sem sentido ditas num tom encorajador, ou palavras significativas ditas em um tom neutro, não tiveram o mesmo efeito.

Acredita-se ainda que outras espécies também tenham a capacidade mental para entender a linguagem da mesma forma que os cães fazem, mas a falta de interesse desses animais na fala humana é o que torna difícil realizar testes mais aprofundados.

Os cães são animais que têm socializado com os seres humanos há milhares de anos, o que significa que são mais atentos ao que as pessoas dizem a eles e como elas dizem.

Para Attila Andics, um dos pesquisadores e também neurocientista na Eotvos Lorand University (Budapeste), o que diferencia os seres humanos de outras espécies é apenas a invenção das palavras.

Fonte: http://www.cbs8.com/story/32889006/good-boy-dogs-know-what-youre-saying-study-suggests

 

Texto por Patrícia Mota