Devemos ter cuidados especiais com os pets no verão, sim. Sempre! Com a proximidade da estação mais quente, é sempre bom já começar a pensar e se preparar antes, para que os bichinhos aproveitem da melhor forma.

Embora seja bastante esperado por muita gente, o verão brasileiro também traz o seu lado cruel, em praticamente todas as regiões do País: o calor exagerado. E não são apenas as pessoas que sofrem; os animais também.

Diferentemente dos homens, os cães não transpiram pela pele, mas sim pelo coxim, aquela “almofadinha” da pata (tão gostosa de apertar), pelo focinho e pela boca. É por isso que o cachorro coloca a língua pra fora da boca.

Quando o focinho é curto, é pior ainda, pois não há extensão suficiente para fazer a troca térmica. O bicho sofre mais.

 

Mesmos cuidados no verão

Os cuidados com os pets no verão são similares aos dos homens. Ofereça sempre sombra e água fresca. Para passear na rua, escolha sempre os horários em que o calor é mais ameno, bem de manhãzinha ou no final da tarde. Pense que o chão é quente e o cachorro não usa sapato.

Os gatos também penam com altas temperaturas e exposição ao sol no verão. Eles, mais do que nunca, precisam estar bem hidratados. O ideal, principalmente no verão, é sempre manter os potes de água cheios, com água filtrada e “nova”. Uma sugestão é trocar a água a cada quatro horas.

Outra dica que pode deixar o pet bem feliz é colocar algumas pedras de gelo na água. Eles adoram! Mas vá com calma, coloque pouco gelo. A alimentação deles deve ser sempre balanceada e fresca. Na dúvida, converse com o veterinário ou peça orientação no Pet Shop. O pessoal está preparado para explicar ou indicar o especialista.

Ah, não esqueça: também é essencial estar com as vacinas e vermífugos em dia. Afinal, no verão, é comum levar os animais para passeios no litoral e parques, sítios e outros locais com grama e mato. Por isso, é importante que os pets estejam com a saúde em dia e protegidos. Prevenir é melhor do que precisar remediar.

 

Fontes: E+ Estadão/ site da Veja/ Rede MdeMulher Abril