Todo cuidado é pouco quando falamos sobre ração, o principal alimento de nossos pets. Ficar atento à validade e às condições em que os grãos se encontram é muito importante, mas a maneira como se armazena o alimento também faz toda a diferença.

Umidade e calor são inimigos

Guardar a ração em um ambiente que pode apresentar essas características é mal negócio, já que esta é uma situação favorável para a proliferação de fungos e bactérias, que causam problemas graves ao animal, como intoxicação, vômitos, diarreia e até lesões renais. Locais muito quentes e úmidos também causam a perda de nutrientes do alimento. rações1

Por isso, procure manter a ração na embalagem original, sempre lacrada. Se for mais fácil estoca-la em outros recipientes, dê preferência para os de vidro. O plástico pode liberar substâncias químicas no alimento, que causam danos à saúde. E claro, não guarde a ração no mesmo local em que estão os produtos de limpeza.

Atenção com a validade

Comprar rações à granel não é aconselhável, pois não é possível saber exatamente a procedência do alimento. As embaladas são a melhor opção, mas é importante sempre ficar atento ao período de validade descrito.

ração2Assim que abrir a embalagem, procure observar a aparência e o odor do alimento. Os grãos devem ser uniformes, lisos e crocantes. Se tiver muito farelo ao final do saco, pode ser que o processamento industrial não tenha sido correto.

Em produtos de alta qualidade, dificilmente haverá mudança de coloração. Caso você escolha os grãozinhos coloridos, saiba que embora sejam bonitinhos, se a cor for muito forte, pode ser que contenha corante artificial. As melhores rações são as feitas com corantes naturais (isso vem descrito na embalagem). Produtos de má qualidade podem influenciar na qualidade da pele e pelo do animal, além de não oferecer os nutrientes necessários. Lembre-se disso no momento da compra.

Ração enlatada

Você deve observar o cheiro e a aparência do alimento, além da data de validade.  É importante manter a latinha semprepotinhos3 fechada e dentro da geladeira, para que não estrague (o prazo máximo para uso, depois de aberta, geralmente é de 3 a 4 dias). Se perceber que a latinha está amassada, estufada ou danificada, não compre. O produto pode estar contaminado.

Potinho da comidinha

comidinhas5São diversas as opções, com variadas cores, formatos e tamanhos. Quando o potinho está cheio de ração com certeza é um momento de muita alegria para o pet. Mas assim que ele termina de comer, é fundamental que o recipiente seja lavado com água e sabão antes da próxima refeição. Os restos da ração, em conjunto com a saliva, podem formar microrganismos que prejudicam a saúde do animal.

 

Importante! Se o animal apresentar qualquer alteração de comportamento, procure um veterinário. Se não estiver seguro sobre a procedência do alimento e sua qualidade, não dê ao seu pet!

 

Texto por Tatiane Mota