Brincadeira é coisa séria e necessária. Assim como acontece com as crianças, o brinquedo ideal para o pet pode evitar o tédio e até mesmo a depressão – características que podem fazer com que ele desenvolva latidos ou choro em excesso e destrua coisas da casa com a finalidade de chamar atenção.

Diante desse fato e aproveitando que as férias estão chegando, confira algumas dicas para encontrar o brinquedo ideal para o pet.

Para pets que ficam dentro de casa

Ter brinquedos dentro de casa é uma dica-chave para que o seu pet não brinque com a decoração do lar. Brinquedos de pelúcia ou de borracha são uma excelente opção e também podem ser inseridos nas atividades entre vocês: escondê-los pela casa para que o pet os encontre é uma alternativa.

Esse tipo de interação estimula as atividades cerebrais do bichinho, mantendo-o ativo, saudável e feliz.

RATO-PELUCIA

BRINQUEDO-BORRACHA

Para pets que ficam fora de casa

O brinquedo ideal para o pet que ama de correr atrás das coisas e devolvê-las ao tutor é o disco (frisbee) ou uma bolinha – que ele consiga perseguir, abocanhar e trazer de volta. Esse tipo de brincadeira é indicado a raças ativas e, especialmente, aquelas que precisam gastar energia e se exercitar.

FRISBEE

BOLINHA

Brinquedos que limpam os dentes

Há uma série de brinquedos feitos especialmente para a saúde bucal dos pets – de corda, nylon ou borracha. Esses itens satisfazem a necessidade de mastigação (ato que alivia a sensação de tédio) e de quebra auxilia na limpeza dos dentes.

Mas, atenção! Os cuidados com a saúde bucal dos animaizinhos não param por aí: a escovação não pode e não deve ser substituída por esse tipo de objeto.

CORDA

Brinquedos com petiscos

Quem não ama um snack, né? Pensando nisso, o mercado pet disponibiliza brinquedos que soltam petiscos durante a brincadeira.

Contudo, lembre-se: esse tipo de brinquedo só pode ser permitido em curtos períodos e sob supervisão, para não correr o risco do seu bichinho comer demais.

BRINQUEDO-PETISCONa hora de escolher

Certifique-se de que está optando pelo brinquedo adequado para a idade, peso e tamanho do seu pet. O animal não deve enfrentar problemas ao carregá-lo. Em caso de dúvida, um funcionário local pode orientar você. Peça auxílio.

O brinquedo ideal para o pet, independente de qual for, não deve ser pequeno demais ao ponto de ser engolido ou inalado e também não deve apresentar partes pontiagudas. Também é bacana substituir o objeto de tempos em tempos.