A doença renal é uma alteração degenerativa e progressiva, que afeta o rim ou os rins do animal. O problema é frequente em cachorros e gatos, principalmente nos bichinhos idosos, sendo que um em cada três gatos e um em cada dez cães desenvolvem alguma forma da doença ao longo da vida.

Os principais indicativos de doença renal em pets são: perda de peso, aumento da sede, aumento do volume da urina, diminuição do apetite, diarreia, vômito, mau hálito, queda de pelo e fraqueza. Mas, – atenção – os sintomas só podem ser percebidos se a doença está em grau avançado, geralmente quando cerca de 70% da função renal já foi comprometida.

Diante deste cenário, o principal desafio e a principal necessidade é obter o diagnóstico precoce, que só é possível através de check-ups periódicos. Com o diagnóstico em mãos é possível encontrar o tratamento adequado para prolongar e melhorar a qualidade de vida dos pets que convivem com a doença.

Novidade no diagnóstico de doença renal em pets 

O check-up é a única forma de identificar a doença e determinar o tratamento adequado. Alguns exames podem ser realizados para a descoberta, como os de sangue tradicionais, o hemograma e até mesmo o ultrassom abdominal.

E por se tratar de uma doença progressiva, quanto mais cedo ela for detectada, maiores as chances de sucesso no controle e no tratamento.

Por isso, um teste realizado nos Estados Unidos e recém-chegado no Brasil e no Centro de Saúde Animal Jardins, contribui para o diagnóstico precoce de doença renal em pets. É o SDMA (dimetilargina simétrica), um biomarcador sanguíneo do estado dos rins, capaz de acusar qualquer tipo de problema ainda em fase inicial.

O tradicional teste de creatinina detecta alterações nos rins quando, aproximadamente, 75% da função renal já foi perdida. O novo exame é capaz de flagrar a doença quando existe uma perda de apenas 25% da função renal. Comparado a métodos tradicionais, isso pode representar o diagnóstico do prejuízo dos rins com dois anos de antecedência.

Clique aqui e confira a forma especial que preparamos para o seu pet realizar esse exame. Ou então, para mais informações, ligue para (11) 2501-7001.