A tosa higiênica é uma maneira de aparar os pelos pensada para auxiliar a manter a higiene e saúde do pet.

A prática é realizada nas seguintes regiões do corpo do animal: partes íntimas, barriga e almofada plantares (parte inferior das patinhas dos bichinhos, também conhecidas como ‘almofadinha’ ou coxim). Além disso, a tosa higiênica pode incluir limpeza e depilação dos ouvidos, corte e lixamento de unhas, limpeza da região dos olhos e acertos no corte.

Os benefícios principais são:

  • Facilitador da higiene: deixa os pelos de regiões estratégicas mais curtinhos.
  • Segurança: os pelos que crescem embaixo das patinhas dos pets fazem com que eles escorreguem com facilidade, por isso é importante manter uma rotina de tosa.
  • Saúde: os pelos não embaraçam com facilidade, não dando margem para o acúmulo de sujeira e evitando problemas como a dermatite (inflamações na pele).
  • Estética: fios são aparados de acordo com a raça e tamanho do animal, evitando nós e permitindo o uso de acessórios como os lacinhos, gravatinhas e adesivos.

É recomendado que o serviço seja realizado pelo menos uma vez por mês, mas essa frequência varia de acordo com os hábitos e a raça do animal. Cães como Shih-Tzu, Maltês, Poodle, Lhasa Apso, Yorkshire e Collie não podem dispensar a tosa higiênica e devem mantê-la sempre em dia, por possuírem uma quantidade grande de pelos.

Centro de Saúde Animal Jardins – até o fim do mês de maio, marcando um horário de banho às segundas ou terças-feiras, o seu bichinho ganha uma tosa higiênica ou uma hidratação Flash Pet Society, como parte da promoção Amizade Animal.