Escovar os dentes do cão com frequência é fundamental para prevenir problemas odontológicos como o mau hálito, tártaro, doença periodontal, dentre outros.

Uma higienização mais complexa deve ser realizada regularmente por um profissional, mas a escovação dos dentes pode ser diária e feita pelos próprios donos.

O ideal é começar a praticar a escovação quando o cão ainda é filhote e está mais suscetível à novas experiências. Adotar este hábito depois de adulto pode ser mais complicado, mas não é impossível.

escovar-os-dentes-do-caoPara escovar os dentes do cão, você irá precisar dos materiais corretos. Use uma escova de dentes especialmente feita para cachorros, pois as cerdas são mais suaves e anguladas. Se o cão não for tão grande, escovas de dedo darão conta do trabalho.

A pasta de dente também deve ser especial, com sabores agradáveis para o cão. Nunca use a sua pasta de dentes. Ela contém ingredientes que podem ser nocivos para a saúde do seu pet.

A escolha da posição em que você irá escovar os dentes do cão também é muito importante. Não fique acima dele e nem o faça sentir encurralado, isso pode deixá-lo inquieto e irá dificultar a escovação. Procure sempre ficar em um local que o deixe confortável.

Após encontrar o melhor jeito e lugar, levante o lábio superior do cão para ter acesso aos dentes e gengiva. Com a escova e um pouco de pasta, escove em círculos pequenos, indo aos extremos de cima e de baixo em cada lado.

Você pode tentar escovar apenas alguns dentes de uma vez, aumentando o número a cada dia. Comece pela parte de trás dos dentes, lugar onde a placa tende a se acumular.

É normal que haja um pequeno sangramento enquanto você passa as cerdas da escova pela gengiva do cão, mas se o sangramento for intenso e contínuo, indica que você está colocando muita força durante a escovação ou que o cão está com algum problema gengival. Neste caso, o recomendado é que você peça orientação a um veterinário.

Durante a escovação, o cão que não está acostumado pode ficar agitado. Evite gritar ou brigar com ele neste momento, isso só o deixará mais estressado. Ao invés disso, converse, elogie e faça carinho no seu amigo enquanto estiver escovando os dentes dele. Quando terminar, você pode oferecer uma recompensa, como petiscos, brinquedos ou atenção extra. Assim, ele irá sempre associar o hábito de escovar os dentes a um bom momento.

Para garantir ainda que a saúde bucal do seu pet esteja sempre em dia, não deixe de levá-lo para fazer uma avaliação odontológica completa com um de nossos especialistas no Centro de Saúde Animal Jardins. Basta agendar na recepção da nossa clínica.

 

Texto por Patrícia Mota