Os exames laboratoriais para animais são fundamentais na prevenção de doenças, no diagnóstico definitivo e no acompanhamento dos resultados de um tratamento. Apesar da importância desse serviço, muitos tutores têm dúvidas sobre quais processos devem submeter seus pets e com que frequência.

“O ideal é pensar em prevenção e realizar os exames sempre que passar com um veterinário. Isso pode ser a cada seis meses ou a cada um ano. O período e os tipos de exames devem ser definidos pelo profissional, que levará em consideração tudo o que o animal apresentar durante a consulta”, conta Thomas, gerente de nosso Hospital 24h.

Confira abaixo os principais exames laboratoriais para animais e suas funções. Lembre-se: o CSA Jardins conta com tecnologia avançada, trazendo confiabilidade, rapidez e qualidade ao diagnóstico nos seguimentos de hematologia, bioquímica sérica, microbiologia, imunologia, parasitologia, biologia molecular, endocrinologia, seção urinária, dermatologia, genética molecular, citologia, histopatologia e imunoistoquímica.

Principais exames laboratoriais para cães e gatos 

Exame de sangue em animais

É um dos exames laboratoriais para animais mais solicitados. A análise do sangue é realizada quando o pet não apresenta sinais claros de que está doente.

Com esse procedimento é possível averiguar o que está circulando pelo corpo do bichinho, identificar colesterol alto, infecções, erliquiose (doença do carrapato) e até mesmo revelar células cancerígenas.

Exame de fezes e urina em cães e gatos

Esses exames laboratoriais devem ser tratados como rotina, já que podem revelar com clareza a presença de verminoses e falta de nutrientes no corpo do animal. No caso do de urina, também é possível verificar problemas renais sérios ou facilmente tratáveis. 

Perfil senil 

Exame exclusivo do CSA Jardins, que tem como objetivo acompanhar animais idosos. O procedimento contempla as taxas sanguíneas, função hepática e renal, nível de açúcar no sangue e níveis de colesterol e triglicérides.

Quando submeter meu pet a exames laboratoriais? 

Os exames laboratoriais devem ser tratados como uma medida preventiva, de acordo com a rotina recomendada pelo médico veterinário. Mas, alguns sinais podem fazer com que essa visita seja antecipada. Confira:

  • Cansaço
  • Coceira excessiva
  • Falta de apetite
  • Vômito constante
  • Sono em demasia
  • Fraqueza
  • Salivação e/ou sede excessiva

Ao detectar qualquer um desses comportamentos, agende uma consulta e realize os exames indicados. O diagnóstico precoce é o primeiro passo para um tratamento de sucesso, em qualquer caso.