Quem tem ou já teve um cão, sabe o quão forte é o laço existente entre ele e sua “família adotiva”, não é à toa que são considerados os melhores amigos do homem.

Para celebrar essa relação e o amor pelos cães, quando o outono chega em Nepal e os nepaleses comemoram o Tihar, um festival com cinco dias de duração e que faz parte das celebrações religiosas Hindus, eles dedicam o segundo dia do festival exclusivamente aos cães e sua lealdade.

Conhecido como Kukur Tihar, neste dia os cães são venerados e homenageados por tudo que representam. Eles são enfeitados com guirlandas de flores como sinal de respeito pela bonita relação que compartilham com os humanos, e são marcados com um pó avermelhado que simboliza seu caráter sagrado.

Durante a comemoração, os cães também recebem deliciosos petiscos, além de muito carinho.

Confira as imagens:

Festival homenageia cães Festival homenageia cães Festival homenageia cães Festival homenageia cãesFestival homenageia cães Festival homenageia cães

Se assim como nós você também ficou com vontade de participar desse festival, saiba que não é preciso estar no Nepal para isso. Você pode celebrar a grandeza dos cães todos os dias, sendo um tutor responsável, amoroso, e ajudando os demais cães em necessidade.

 

Texto por Patricia Mota