Com o verão chegando, o consumo de frutas aumenta bastante. Além de muito nutritivas, por serem fresquinhas elas são uma ótima opção de alimento para esta época do ano. Mas, e os pets, também podem consumi-las?

A resposta é sim! Mas nem todas. As frutas são compostas por fibras e vitaminas, o que é muito bom para o consumo pet. Mas tudo irá depender do tipo a ser escolhido, já que algumas (como a uva, por exemplo) são extremamente tóxicas para os cães, e também podem conter alto teor de açúcar.

Por isso, fizemos uma seleção das 10 frutas que seu pet pode comer, sem riscos!

 

Maçã 2

Maçã – Tem fibras e pectina, que ajudam a regular a glicemia dos animais. Além disso, contém quercetina, um anti-inflamatório natural, e outros antioxidantes potentes contra o câncer – a casca da maçã concentra muitos antioxidantes que previnem, sobretudo, o câncer hepático. Ela também é importante no combate da artrite e osteoporose. Os pets podem comer com a casa, mas é importante tirar as sementes, que podem ser prejudiciais ao organismo.

 

 

Banana

 

Banana – Essa fruta é rica em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de energia. Ela é ideal para ser oferecida aos cães um pouco mais gulosos no período entre as refeições, já que produz a sensação de saciedade.

 

 

Pera

 

Pera – A pera possui grandes quantidade de fibras, que protegem o intestino de doenças inflamatórias. Quanto às sementes, a recomendação é a mesma citada no caso da maçã: devem ser retiradas sempre. Mas os pets podem comer a casca.

 

 

Kiwi

 

Kiwi – Essa é uma fruta verdadeiramente poderosa. Ela possui duas vezes mais vitamina C que a laranja. Além de saborosa, também é rica em fibras, magnésio e diversos tipos de antioxidantes, capazes de proteger o animal contra o câncer. Os pets não devem consumir a casca.

 

Mirtilo

 

Mirtilo/Blueberry – Pouco conhecido no Brasil, o mirtilo é uma frutinha muito parecida com a amora. Ele é ótimo para prevenir o câncer, além de favorecer a função neurológica e de ser excelente para manter a imunidade do cãozinho alta. E possui baixo teor de açúcar. Neste caso, podem ser comidos com casca.

 

Laranja

 

Laranja – Se o cão não tem gastrite, a laranja é uma ótima fruta para ser consumida. Possui vitaminas, principalmente a C, o que é ótimo para o sistema imunológico, e também é forte aliada na prevenção do câncer. Para servir aos pets, tire a casca e as sementes.

 

 

Goiaba

 

Goiaba – Tanto a branca como a vermelha são ricas em licopeno, que protege os cães contra o câncer, além de reduzir o risco de o animal sofrer com hipertensão arterial. Pode ser servida com ou sem casca.

 

 

Caqui

 

Caqui – Embora seja uma fruta um pouco doce demais, possui substâncias que ajudam a baixar a triglicéride. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer.

 

 

Morango

 

Morango – A orientação é, sempre que possível, oferecer aos pets morangos orgânicos. Eles possuem propriedades que melhoram a função cerebral e bastante vitamina C. Além disso, o morango tem poucas calorias e ajuda a melhorar o aprendizado. Pode ser servido com a pele.

 

 

manga 2

 

Manga – Importante para fortalecer o sistema imunológico e diminuir o risco de doenças degenerativas. Mas há um alerta: a manga verde nunca deve ser oferecida para cachorrinhas grávidas, pois possui substâncias abortivas. Os pets não devem comer a casca e o caroço.

 

 

Por Tatiane Mota