O Dia das Bruxas está se aproximando e as superstições começam a ganhar espaço. Passar por debaixo da escada, cuidados para não quebrar espelhos e receio de que maus espíritos entrem nas casas são algumas delas. E infelizmente elas não param por aí. Os gatos pretos também são evitados devido às crenças populares.

gato-preto

Você deve estar se perguntando: o que esses bichinhos lindos, carinhos e inofensivos fizeram para merecer isso? NADA!

Na Idade Média, os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em bichos. Nesta época, todos que cruzavam com um gatinho preto achavam que teriam má sorte. Foi neste período que eles quase chegaram à extinção, pois chegavam a queimar os animais em fogueiras. Um absurdo!

Desde então, essa ideia ficou enraizada entre as pessoas e alguns filmes e livros ajudam a consolidar este conceito.

Agora, nós ainda estamos na Idade Média? Não né? Então não podemos deixar que a ignorância daquela época ainda flua em nossa sociedade.  Os gatos pretos não dão azar algum. Pelo contrário, eles são charmosos, doces, companheiros e trazem alegria para qualquer ambiente em que estejam presentes.

Se você quer ter um gatinho, não pense duas vezes: adote um gato preto. Se cruzar com um deles pelas ruas, faça carinho.  Xô preconceito!

Por Tatiane Mota