Em filmes, desenhos e até mesmo em vídeos da internet não são raras as cenas de gatos fugindo da água. Eles realmente parecem ficar com muito medo e tentam sair correndo daquela situação o mais rápido possível. Mas isso tem explicação.

gato-tomando-banhoO ancestral do gato doméstico veio do norte da África, uma região dominada pelo deserto do Saara. Toda essa aridez fez com que a espécie não desenvolvesse muito bem seu contato com a água. E, diferente dos cachorros, que têm a necessidade de tomar banhos periódicos, os gatinhos não precisam! Eles mesmos se limpam, pois já têm uma língua própria paro o famoso “banho de gato”. Só lembrando que a escovação é fundamental, para não terem problemas com as bolas de pelos (Veja mais informações no texto “Bolas de pelo – Quando elas viram um problema para o gatinho?”)

Mas se o pet brincou em algum lugar de muita lama ou terra, ou até mesmo contraiu pulgas, o banho será necessário. Ele não terá como escapar. Procurar um pet shop é uma excelente opção, já que os profissionais saberão exatamente como proceder. Mas se você quer ter este momento com o gatinho, veja algumas dicas para que o banho seja prazeroso para ele – e não um motivo para ter medo!

Banho a seco. Nas lojas especializadas, existem produtos específicos para este tipo de banho em gatos. Os lenços umedecidos são mais práticos, mas também existem sprays que podem ser espalhados com uma toalha. Para não assustar, faça todos os movimentos como se estivesse fazendo carinho.

Corte as unhas dele. Essa é uma excelente dica para que você não saia todo arranhado, afinal, ele pode tentar escapar.

Não deixe ele nervoso. Tente que o gato não perceba que irá tomar banho. Deixe o shampoo, a toalha, a escova e a água (nem muito quente, e nem muito fria), preparados. Se tiver um recipiente para dar o banho, é melhor. Eles não gostam muito de água corrente…

Use shampoo de gato. É necessário usar produtos específicos para gatos. Shampoo de cachorro ou de humanos podem causar alergias na pele do animal!

Seque bem. Para isso você pode usar uma toalha, assim que sai do banho, esfregando bem os pelos. Se o gato não for branco, e o dia estiver ensolarado, deixe-o secar naturalmente. Mas, é possível também utilizar um secador (em temperatura ambiente). Escove-o mais uma vez, para não criar nós.

Por Tatiane Mota