Algumas pessoas podem ter muitas dúvidas sobre qual o jeito certo de brincar e interagir com gatos, afinal, os felinos são conhecidos por serem animais independentes e de poucos amigos. Mas saiba você que isso não é totalmente verdade, eles também adoram carinho e brincadeiras.

É claro que não existe uma regra, afinal, cada gato tem a sua própria personalidade, mas sabemos que quando se trata desses animais basta um gesto brusco ou uma carícia em um lugar que ele não gosta para ele se assustar, fugir e ficar agitado.

Buscando evitar o estresse, especialistas recomendam obedecer as condições do gato, isto é, brincar e tocá-lo apenas quando ele estiver receptivo e deixar com que ele tenha o controle da situação.

Fazendo carinho

Antes de acariciar um gato, permita-lhe farejar você para que ele fique tranquilo. O comportamento dele é o que irá ditar o próximo passo. Se naquele momento ele não estiver afim de carinho, espere o tempo dele.

Você também pode esperar que ele se aproxime espontaneamente, tocando a sua mão com a cabeça ou subindo no seu colo. Na maioria das vezes, este é um sinal claro de que o seu gato quer interagir e chamar a sua atenção, sendo o melhor momento para acariciá-lo.

Quando se trata desses animais, a observação é a sua maior aliada. Às vezes, carinhos que agradam o gato, se feitos de forma repetitiva, podem acabar por irritá-lo. Deixe-o em paz se notar que ele está desconfortável com a situação.

Os lugares que os gatos costumam mais gostar de ser acariciados são: cabeça, queixo (próximo ao pescoço), atrás das orelhas, bochechas (bem atrás dos bigodes) e costas. Já os lugares que devem ser evitados são as patas, cauda e barriga.

Brincadeiras

Brincar com o seu gato é muito importante para que ele seja um animal feliz, além de ser uma oportunidade para ele praticar seu instinto natural de caçador de forma saudável e segura. As opções que fazem mais sucesso entre os felinos são:

Arranhador: fundamental para qualquer gato, pois além de distraí-lo, ajuda a gastar as suas unhas. Existem diversos modelos e você pode escolher o que quiser e o que o seu gato mais gostar.

arranhador

Túnel: gatos adoram se entocar em qualquer lugar que caibam, ou até mesmo nos que não cabem. Então tenha certeza que esse brinquedo logo se tornará o favorito do seu amigo.

túnel

Varinha: um dos brinquedos mais recomendados para aliviar o estresse do gato, pois com ele o gato consegue simular que está caçando uma presa, e acredite, ele vai adorar isso. É importante que você deixe com que o seu gato consiga pegar a “presa” com as patas e boca, para que ele sinta que venceu a batalha e não fique frustrado.

varinha

Bolinhas com guizo: esse brinquedo divide opiniões entre os felinos, pois assim como é adorado por uns, não tem a menor graça para outros. O negócio é testar com o seu amigo e ver em qual dos perfis ele se enquadra. É um brinquedo relativamente barato e pode ser muito divertido caso ele goste.

bolinha

Aplicativos para gatos: a tecnologia avançou e não apenas para nós. Hoje em dia já é possível baixar aplicativos em tablets que contém bichinhos que correm pela tela e o gato deve bater a pata para “caçar”. A diversão é garantida para ele e para você.

tablet

 

Todos estes brinquedos e alguns outros você encontra no pet shop do Centro de Saúde Animal Jardins, aberto de segunda a sábado, das 8h às 21h.

Texto por Patrícia Mota