Uma das maneiras dos cachorros se comunicarem com o mundo é o latido. Seja para brincar, para mostrar que alguém estranho se aproxima ou até mesmo para demarcar território, os cães latem e emitem diferentes sons e vibrações. Porém, se o animal passa a latir em excesso – em alguns casos o dia inteiro – além de incomodar a vizinhança, é possível que ele esteja passando por algum problema.

cão latindo 3O estresse é o principal deles. Com a vida agitada dos dias de hoje, não é incomum os tutores precisarem deixar o pet grande parte do dia sozinho. E isso sem sombra de dúvidas vai causar ansiedade no cachorro, por medo de ser abandonado ou até mesmo por tédio. Nestes casos, criar uma rotina de brincadeiras e passeios assim que chega em casa pode ajudar a melhorar a situação. E lembre-se de deixar brinquedos junto ao animal enquanto estiver fora, para que ele tenha opções de distração.

Agora, se a qualquer movimentação diferente seu cão já está latindo, é importante repreende-lo.  Afinal, não é nada agradável
visitas serem recebidas com latidos altos, certo? Para isso, uma dica é encher uma garrafa de plástico com moedas e balançar bem forte, perto do animal, assim que ele começar a latir. Ele vai passar a associar seu latido com um barulho incomodo.

Latidos em excesso também podem significar que o pet está sentindo algum tipo de dor, então fique sempre atento ao comportamento do cão. Se ele passa a se movimentar com dificuldade e até mesmo não comer, pode ser que sua saúde não esteja indo bem.

Antes de dar bronca, por achar que o cachorro está chato por latir tanto, observe o porquê deste comportamento. Lembre-se que o latido é uma das maneiras que ele encontra para “conversar” com você.

Por Tatiane Mota