Você com certeza já deve ter reparado a presença de manchas escuras em volta dos olhos de cães e gatos de pelos claros. Essas manchas são conhecidas pelos especialistas como manchas causadas por “lágrimas ácidas”.

Quando há um excesso de secreção produzida pelos olhos e o ducto lacrimal do pet não é capaz de absorver, acontece o escorrimento constante das lágrimas ácidas, que apesar do nome possuem pH neutro.

Esse excesso pode ser causado por alguns fatores como: alterações nos olhos, metabolismo, dieta, ou então a própria genética, como no caso de raças de cães que possuem o focinho achatado e olhos esbugalhados.

Mas afinal de contas, o que causa as manchas escuras?

Quando a área abaixo dos olhos está sempre úmida por conta da concentração das lágrimas, acaba se tornando um local ideal para bactérias e fungos, sendo o fungo vermelho o mais comum e o responsável pelas manchas marrom-avermelhadas.

Como este problema nem sempre é apenas estético, podendo causar grande desconforto ao seu pet, é essencial levá-lo a um veterinário para obter um diagnóstico clínico e saber a melhor forma de ajudar o seu amigo.

Existem também algumas dicas que, apesar de não substituírem a ida ao veterinário, podem ser de grande ajuda:

1 – De olho na alimentação

A alimentação é um dos fatores primordiais para lidar com esse problema, pois glúten, trigo, milho, corantes, dentre outros ingredientes, podem ser os causadores de uma leve reação alérgica que aumenta a produção de lágrimas.

2 – Cuidado com a água

A água também pode causar reações no organismo do animal, portanto prefira servir água filtrada se o seu pet estiver apresentando problemas com as lágrimas ácidas.

3 – Mantenha os recipientes sempre limpos

Opte por pratinhos de aço inoxidável ou de plástico, evitando assim a contaminação da comida e da água por metais, o que contribui para formação das lágrimas ácidas. Lembre-se de higienizá-los sempre.

4 – Limpeza diária da região afetada

Mantenha os olhos do pet sempre limpos. Com a ajuda de um algodão ou uma gaze, e um produto específico para a limpeza dos olhos, remova delicadamente a sujeira que se acumula na região, como cílios caídos e remelas. Lembre-se que isso não vai acabar com o problema, mas pode ajudar evitando irritações e o odor.

manchas-lagrimas-acidas-2

5 – Produtos recomendados

Informe-se sobre o uso de produtos sistêmicos, como por exemplo o Angels Eyes, um produto especificamente desenvolvido para auxiliar a eliminação das manchas marrom-avermelhadas ao redor dos olhos.

 

Texto por Patrícia Mota