Limpar a caixa de areia do seu gatinho pode ser uma tarefa difícil se você não souber o jeito correto de fazer e principalmente se for um dono de primeira viagem.

Quando não higienizada corretamente, a caixinha de areia pode cheirar muito mal e isso não afeta somente nós humanos, mas também é muito desconfortável para o animal. Confira como fazer a limpeza da forma certa e segura, garantindo o seu bem-estar e do seu amigo felino.

Recolhendo as fezes e a urina da caixa de areia

Não deixe de usar equipamentos apropriados para fazer a coleta dos dejetos que estarão na caixinha, pois o contato
direto com as fezes ou xixi dos gatos pode ser prejudicial para a sua saúde. O recomendado é que se use luvas e, se possível, uma máscara durante a limpeza, assim evitando a contração de doenças, como por exemplo a toxoplasmose.

A areia que colocamos na caixa tem a função de absorver a urina e serve como um aglutinador, o que facilita bastante a remoção dos resíduos, mas o ideal para removê-los corretamente é o uso de de uma pá apropriada com furinhos. Ela permite a remoção dos resíduos e ao mesmo tempo evita que se jogue fora a areia limpa. É provável que você precise fazer a remoção mais de uma vez ao dia.

Trocando a areia e lavando a caixa corretamente

Limpar a caixa de areia do seu gato implica em não apenas remover os dejetos quando necessário, mas também na substituição completa da areia e na lavagem da caixa de maneira apropriada pelo menos uma vez por semana.

Coloque toda a areia velha em um saco de lixo com o auxílio de luvas. Se você utiliza um forro plástico é ainda mais fácil, pois basta remover o forro por completo e jogá-lo fora com toda a areia suja. É possível que você precise remover os resíduos que podem grudar no fundo da caixa, para isso utilize a mesma pá que você usa para a coleta e raspe bem até remover toda a sujeira.

Para lavá-la, utilize uma esponja para esfregar e lave-a com água quente e detergente, até que fique bem limpa por dentro e por fora. Após a lavagem, enxague bem até remover todo o sabão e deixe-a secar por completo. Nunca lave na pia ou no box do chuveiro, o ideal é lavar a caixa de areia fora da casa, em uma torneira do quintal, por exemplo.

Todos os acessórios para te ajudar na limpeza da caixa de areia do seu gatinho podem ser encontrados em nosso Pet Shop, aberto de seg. a sáb. das 8h às 21h na Alameda Campinas, 1500, em São Paulo.

 

Texto por Patricia Mota