Quem já administrou um tratamento homeopático no pet garante: a resposta pode ser bem surpreendente. Isso porque os remédios dessa corrente medicinal são capazes de aliviar de forma rápida aqueles sintomas que surgem de uma hora para outra, reforçando o organismo para enfrentar diversos males.

O que é homeopatia e como funciona? 

Assim como para os humanos, a homeopatia é uma terapia que cuida do animal como um todo, tratando o corpo, a mente, a energia vital e equilibrando o organismo através de pastilhas ou gotinhas. Em sua composição é possível encontrar de tudo um pouco: plantas, minerais e até mesmo ingredientes exóticos diluídos em água e álcool.

A homeopatia age de forma semelhante ao da doença que precisa ser combatida ou evitada. Na maioria das vezes, o veterinário não administra o tratamento de forma única, preferindo associá-lo à medicamentos alopáticos. Um exemplo disso é no caso de uma infecção urinária. Enquanto os antibióticos agem contra as bactérias que estão atacando o trato urinário, a homeopatia melhora a capacidade do corpo de contra-atacar esses micróbios.

Em quais casos a homeopatia é indicada para cães? 

A terapia é indicada para todas as idades e raramente possui efeitos colaterais. Além de ser eficaz para o tratamento de diversas doenças não-cirúrgicas, distúrbios comportamentais e até mesmo para minimizar os sintomas agressivos da quimioterapia e radioterapia, a homeopatia é uma forma de prevenir diversos problemas.  

O tratamento também pode ser administrado em casos de: dermatite, epilepsia, artrite, artrose, otites, gastroenterites, problemas de coluna, cistites, gravidez psicológica e rinites alérgicas.

Onde eu encontro medicamentos homeopáticos para pet? 

No Centro de Saúde Animal Jardins, além de encontrar uma série de tratamentos alternativos, você conta com a ajuda de especialistas para escolher a melhor opção e acompanhar o seu pet durante todo o processo. 

Atenção! 

Agora que você já sabe o que é homeopatia e como ela pode ser útil para o seu bichinho, é importante lembrar que apenas o médico veterinário pode indicar o melhor tratamento. É importante lembrar também que os medicamentos homeopáticos devem ser conservados em temperatura ambiente, ao abrigo do sol e outras fontes de calor, porém afastado de aparelhos eletrodomésticos, telefones, televisores e produtos químicos.