Um gesto vale mais do que mil palavras e a maior prova de que essa máxima é verdadeira são os cães. Mesmo sem falar, conseguimos entender tudo ou quase tudo que eles querem nos dizer. Anteriormente falamos aqui sobre como um simples abanar de rabo pode nos dizer muito sobre o que o seu amigo de quatro patas está sentindo, hoje vamos te contar o que a posição que o seu cão dorme revela sobre a sua personalidade.

O site responsável por desvendar mais este mistério do comportamento canino foi o Little Things, citado pela revista Marie Claire. Confira o que eles descobriram:

“BOLINHA”

bolinha

Na posição “bolinha” o cão acomoda as suas patas confortavelmente por baixo do seu corpo e dobra sua cauda até que possa tocar seu rosto.

Ao se curvar dessa maneira, seu cão está naturalmente conservando o calor natural do seu corpo e ao mesmo tempo protegendo seu quadril, face, garganta e órgãos vitais de um possível predador. É claro que em sua casa ele sabe que não há predadores, mas este é apenas um reflexo do instinto selvagem herdado pelos lobos.

Cães que dormem nessa posição são gentis, doces e se dão muito bem com estranhos.

“DE LADO”

lado

Muitos cães gostam de dormir deitados de lado. Esta é uma posição tranquila para descanso.

Se o seu cão costuma dormir assim, significa que ele se sente muito confortável no lugar em que está e seguro o suficiente para não precisar ficar em alerta.

Cães que dormem de lado tendem a ser felizes e muito leais.

“SUPER HERÓI”

heroi

Com suas quatro patinhas totalmente esticadas e cabeça encostada no chão, eles parecem os super-heróis da TV quando estão voando pelos ares.

Esta é uma posição estratégica, pois permite que o cão possa ficar em pé e se mover rapidamente assim que você o chamar, ou assim que ele acordar.

Se o seu cão dorme nessa posição com frequência, ele provavelmente tem bastante energia, é brincalhão e também muito dedicado.

“PERNAS ESQUISITAS E BARRIGA PARA CIMA”

esquisito

Esta posição pode parecer um pouco estranha, mas saiba que se o seu cão dorme assim isso significa que ele é muito confiante e se sente incrivelmente seguro em seu ambiente doméstico.

Isto porque dormir com a barriga para cima é a posição mais vulnerável para um cão. Lembra do que falamos sobre a posição “bolinha”? Pois é, você provavelmente nunca verá um lobo dormindo dessa forma.

Se o seu cão assume essa posição, ele tem um perfil muito descontraído e independente.

“BARRIGA CURVADA E PATAS DIANTEIRAS PARA TRÁS”

barrigacurvada

Esta não é a mais confortável das posições, uma vez que os músculos ainda continuam tencionados fazendo com que o cão não relaxe totalmente durante o sono. Porém, isso não significa que o seu cachorro não esteja relaxado durante o dia a dia.

Cães que têm esse hábito costumam ser gentis e tímidos.

“DESMAIADO”

desmaiado

Este comportamento de dormir como se estivesse “desmaiado” é muito comum principalmente entre os cães que dormem dentro de casa. Deitar com a barriga para cima é a posição favorita dos cães que gastaram muita energia durante o dia ou que estão com calor e querem se refrescar rapidamente.

A perna inclinada é o resultado de um cão feliz, seguro e totalmente relaxado durante o sono.

Os cães que dormem assim são também muito confiantes e adaptáveis a diferentes situações.

 

Texto por Patrícia Mota

Fonte: Little Things