Talvez você já tenha ouvido que dormir com o seu gatinho pode ser perigoso, pois ele poderia te transmitir doenças respiratórias como asma. Será que isso é mesmo verdade? Vamos esclarecer essa história.

Existem muitos mitos em torno dos gatos, como “gato preto dá azar” ou “gatos têm 7 vidas”, e essa história de que gatos podem transmitir asma através do seu ronronar é mais um mito para a coleção desses felinos.

A asma é uma doença alérgica e portanto não é transmitida por nenhum ser vivo. Como a alergia é disparada por um fator externo, o que pode acontecer é o pelo, seja do gato, cachorro ou qualquer outro animal, causar uma certa irritação e desencadear uma crise de asma em quem já tem a doença.

Outro fator importante a ser pontuado, é que os gatos naturalmente produzem uma proteína chamada glicoproteína, comumente presente em sua saliva, e esta também pode causar reações alérgicas em determinadas pessoas.

alergia-gatosMas e agora? Pessoas com alergia e asmáticos não podem ter gatos e outros animais de estimação?

Cada pessoa é uma pessoa. Se o pelo de animais como gatos e cachorros não te causarem um processo alérgico, eles são permitidos e muito bem-vindos em casa. Especialistas indicam que o melhor a ser feito nesse caso é evitar que os animais de estimação tenham acesso ao quarto do paciente, além de manter o ambiente sempre limpo e arrumado. Dar banho periodicamente no seu pet também é fundamental e faz a diferença para que vocês possam conviver sempre em harmonia.

 

Texto por Patrícia Mota