Sabe aquele olhar de dó irresistível que seu cão faz quando você pega ele no flagra e dá uma bronca, quando ele quer um pedaço do que você está comendo ou quando você está prestes a sair de casa e ele quer que você fique? É de propósito.

Foi o que os cientistas da Universidade de Portsmouth constataram ao analisar cerca de 27 cachorros que estavam em um abrigo de adoção.

Com a ajuda de um dispositivo chamado DogFACS, foi possível contar quantas vezes os cães levantavam a sobrancelha e arregalavam os olhos quando um possível dono se aproximava. O objetivo deles fazerem isso é justamente nos conquistar, uma vez que os cães desenvolveram a percepção de que agindo assim eles sensibilizam o humano e têm maiores chances de serem os escolhidos.

Mas como eles sabem disso? Segundo os pesquisadores, esta característica pode ter sido herdada dos seus ancestrais, os lobos selvagens.

“Os resultados desta pesquisa sugerem que os lobos que faziam essa expressão eram mais tolerados pelos seres humanos, então talvez os cães modernos tenham herdado essa habilidade”, explica a especialista ao site Daily Mail.

Os responsáveis pela pesquisa acreditam que o “olhar de dó”, como conhecemos, também pode ser um resultado natural da domesticação desses animais, que ao longo dos anos se adaptaram a nós e descobriram o que fazer para nos “derreter”.

E você? Consegue resistir a essa carinha?

cachorro

Texto por Patrícia Mota