Os gatos são animais inteligentes, charmosos e muito ágeis. Eles também são misteriosos e grande parte de todo este mistério está nos olhos, que além de lindos, traduzem muitas coisas.

olho de gato 2

Conhecidos pelas cores fortes, sejam eles azuis, verdes, marrons ou até mesmo amarelos, os olhos dos gatos têm uma camada atrás da retina que funciona como um espelho e reflete a luz. E é justamente essa membrana que faz os olhos dos gatos brilharem no escuro, parecendo um farol em contato com a luz.

Outra característica importante, que diferencia o olhar dos gatos de outros animais são suas pupilas. De acordo com especialistas, este formato facilita a caça para animais com hábitos noturnos.

E por serem animais de hábitos noturnos, eles enxergam com grande eficiência em locais com baixa luminosidade e é neste momento que as pupilas quase desaparecem, deixando os olhos do felino “enormes”. Quando estão tensos, com medo ou bastante compenetrados, as pupilas também dilatam! Por isso, se estiver numa brincadeira e perceber que os olhos do gatinho estão “arregalados”, é melhor dar uma pausa!

Já quando estão em contato direto com a claridade do Sol ou até mesmo com iluminação artificial, elas ficam bem finas, para que os olhos do animal recebam a menor quantidade de luz possível.

Procure sempre levar o animal ao um veterinário para exames de vistas de rotina. Não espere aparecer algum problema para procurar um profissional! A equipe do Centro de Saúde Animal Jardins tem veterinários especializados na área.

Por Tatiane Mota