Quem tem cachorro e gato sabe que, enquanto eles dormem, é possível vê-los cavando, rosnando, ronronando ou até mamando. Isso acontece porque, assim como nós, animais sonham.

Especialistas explicam que esses animais passam pelos mesmos estágios do sono que os seres humanos, e quando atingem a fase REM, que é a fase do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos, eles também são capazes de sonhar.

E não são só os cães e gatos que possuem essa “habilidade”. Com a ajuda de equipamentos que permitem investigar o assunto e com pesquisas mais profundas, os cientistas descobriram que quase todos os mamíferos e aves podem sonhar.

Mas afinal de contas, com o que esses animais sonham?

dog dreaming

De acordo com o psicólogo Stanley Coren, da Universidade de British Columbia, bichos são capazes de ter sonhos complexos, nos quais processam acontecimentos que já vivenciaram em seu dia a dia, como uma simulação da vida real. Então, quando você vê seu cãozinho dormindo e mexendo as patas como se estivesse correndo, ele certamente está sonhando que está passeando com você, ou que está correndo em um parque. Assim como um gatinho pode estar sonhando que caça uma presa, e por isso se estica e mexe as patinhas como se fosse pular.

Às vezes, também podemos perceber nossos pets em situações desconfortáveis, como se estivessem bravos ou com medo, isso acontece porque eles também podem ter pesadelos. Quando isso acontece, alguns especialistas dizem que você deve deixá-lo sonhar, para não atrapalhar o sono, outros dizem que você pode fazer um carinho no pet para assegurá-lo de que está tudo bem.

Lembre-se que, assim como nós, o bem-estar do animal está diretamente ligado à qualidade do sono que ele terá. Então, brincar com o seu pet, interagir, levá-lo para passear, alimentá-lo corretamente, e proporcionar um lugar confortável para que ele possa dormir, contribui para um sono muito mais tranquilo e sonhos agradáveis.

 

Texto por Patrícia Mota