Bastou o pet dar uma corridinha pela casa para encher tudo de pelo ou um ‘abraço-amigo’ para sua roupa ficar de outra cor? Esse texto é para você.

Algumas raças de cachorro costumam soltar bastante pelo, independente da pelagem ser curta ou longa. Mas o problema pode ter diversas causas. Leve seu bichinho em um veterinário de confiança e preste atenção nas dicas a seguir.

 

1. Reveja a alimentação

Alguns alimentos e rações podem não conter a quantidade necessária de nutrientes que os cães precisam, e isso pode influenciar na queda de pelo. Produtos muito secos quando o animal não consome bastante água podem levar a uma desidratação, contribuindo para o problema. Pelo caindo pode significar também alergia a algum alimento.

Oferecer uma comidinha menos seca, com menos ingredientes artificiais e industrializados (como corantes), pode ajudar a diminuir a quantidade de pelo de cachorro caindo.

 

2. Proteger de pulgas e carrapatos é essencial e também ajuda a evitar pelo de cachorro caindo

Os parasitas, além de trazerem problemas graves de saúde, causam muita coceira e irritação na pele dos cachorros. Isso faz com que esses animais tenham queda de pelo bem mais visível.

 

3. Banho de menos é ruim (de mais também)

Manter o pet sempre limpo é essencial para a saúde dele, mas é necessário ter cuidado quanto à frequência de banhos.

O banho ajuda a remover todo o pelo morto de uma vez, evitando que esses fios se soltem aos poucos pela casa. Porém, banhos em excesso podem deixar a pele do animal seca e, ao invés de melhorar o problema, faz com que o pelo do cachorro caia ainda mais.

Mais uma vez, converse com um veterinário para que ele indique a quantidade de banhos necessária para o seu cão e qual o shampoo mais indicado para a pele e o pelo do animal. Evite ao máximo usar shampoos comum em cachorros.

 

4. Escove os pelo

Escovar o pelo do seu bichinho diariamente é a melhor forma de evitar que os fios sejam espalhados pela casa ao longo do dia. Nos faça uma visita e saiba qual o tipo de escova mais indicada pelo seu cachorro.

Fonte: Portal do Dog