A estação mais florida do ano já começou e, apesar de deixar tudo mais alegre, o período também oferece riscos aos bichinhos. Isso porque algumas espécies de plantas podem ser venenosas para a saúde de cachorros e gatos.

Os pets podem morder essas plantas venenosas por tédio, curiosidade ou pela idade (hábitos de filhotes) – para coçar os dentinhos que estão nascendo. O único método de evitar esse tipo de acidente é mantendo a vegetação a distância. Pensando nisso, preparamos essa lista de 10 plantas venenosas para cães e gatos:

1. Antúrio

anturio-venenoso-para-animais

O antúrio é amplamente utilizado no paisagismo, seja para decorar vasos ou compor jardins externos. Encontrado em ambientes úmidos e com meia sombra, todas as partes do vegetal possuem oxalato de cálcio, cujo o princípio ativo oferece riscos à saúde dos animais. Os sintomas da ingestão de antúrio em cães e gatos são vômitos, diarreia, salivação, asfixia, inchaço da boca, lábios e garganta e edema de glote (reação alérgica).

2. Azalea

azalea-venenosa-para-animais

Considerada símbolo da cidade de São Paulo e facilmente encontrada em suas praças, a azaleia é uma das plantas mais venenosas para cães e gatos. A andromedotoxina encontrada no néctar da planta pode causar distúrbios digestivos e alterações cardíacas.

Atenção – Existem mais de 10 mil espécies de azalea cultivadas e suas cores podem variar entre magenta, vermelho, laranja, rosa, amarelo, lilás e branco.

3. Bico-de-papagaio

bico-de-papagaio-venenoso-para-animais

O bico-de-papagaio era utilizado para a produção de tinta pelos astecas. Atualmente, faz parte da decoração de natal de muitos países. Por produzir látex leitoso, a planta é perigosa até mesmo para humanos, já que ao entrar em contato com os olhos causa irritação, lacrimejamento, inchaço e dificuldade de enxergar.

Com os animais o perigo é ainda maior, visto que o toque já desencadeia lesões na pele e conjuntivite. Em casos de ingestão da planta, o pet pode ter náuseas, vômitos e gastroenterite (inflamação que afeta o estômago e o intestino).

4. Copo-de-leite

copo-de-leite-venenoso-para-animais

O copo-de-leite costuma florescer em locais com abundância em água e pode também ser facilmente encontrado em floriculturas e ambientes internos. Apesar de parecer inofensiva, a planta possui duas substâncias extremamente tóxicas para animais – oxalato de cálcio e saponinas – que causam irritação nas mucosas, dor severa e edema de glote (reação alérgica).

5. Espada-de-São-Jorge

Sansevieria (mother-in-law's tongue) Background

Além de ser um elemento decorativo, a espada-de-São-Jorge é muito utilizada em eventos religiosos e em episódios científicos, para limpar o ar de substâncias como o benzeno e o formol. Entretanto, a planta é venenosa para cães, gatos e humanos, por produzir substâncias como os glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais. Caso ingerida, os sintomas que poderão ser notados são a irritação da mucosa e salivação intensa.

6. Espirradeira

espirradeira-venenosa-para-animais

Tanta beleza esconde um perigo: a toxicidade extremamente alta. Seus princípios ativos (a oleandrina e a neriantina), se ingeridos, podem levar a óbito um homem de até 80 kg. Os sintomas aparecem entre uma e 24 horas após a ingestão, e são os mesmos para humanos e animais: dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação na boca, náusea, vômitos e, até mesmo, um coma.

7. Lírio

lírio-venenoso-para-animais

Também utilizado em rituais religiosos, o lírio pode atingir até dois metros de altura. Sua variação de cores chama atenção e faz com que a planta possa ser facilmente encontrada em jardins e vasos. Todas as partes da planta são tóxicas para cães e gatos e, ao serem tocadas ou ingeridas, causam irritação oral, coceira na pele ou mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e respirar, bem como alterações nas funções renais e respiratórias.

8. Mamona

mamona-venenosa-para-animais

A planta já é conhecida por fazer mal a animais e humanos. Isso se dá por causa dá ricina – toxina que pode ser achada em suas folhas e sementes. Três frutos da mamona podem levar uma criança a óbito e, para adultos, oito. No caso dos pets, o veneno da planta pode causar vômito, excesso de salivação, diarreia, sensibilidade abdominal, cólicas, desidratação, sangramento nas fezes e elevação da temperatura corporal.

9. Tomate verde

tomate-venenoso-para-animais

O tomate é uma fruta comum no prato brasileiro. Mas poucas pessoas sabem que quando suas flores e frutos estão verdes, é produzida uma toxina chamada alcaloide tomatina. Extremamente venenosa para cães e gatos, a substância pode causar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômito. Quando o fruto amadurece a substância de torna inerte, não trazendo mais riscos para a saúde do animal.

10. Violeta

violeta-venenosa-para-animais

A violinha – ácido tânico e salicílico – faz com que a violeta seja uma planta venenosa para cães e gatos. Se ingerida em grande quantidade, pode causar gastrites, depressão circulatória e respiratória, além de diarreia e vômito.

Importante! 

Caso o seu pet entre em contato com uma dessas plantas venenosas para cães e gatos ou apresente esses sintomas, leve-o imediatamente para o médico veterinário. Apenas um profissional pode indicar as medidas necessárias para cada caso.