Quem nunca riu de vídeos ou GIFS de gatos tomando um baita susto ao se depararem com um simples pepino? Pois é, nos últimos meses essas imagens percorreram nossas timelines e o que parecia apenas uma brincadeira virou até matéria da National Geographic. A revista chamou especialistas para explicarem por que gatos se assustam com pepino e como isso pode ser prejudicial para eles.

gatoxpepinogif

Conforme a matéria publicada, os gatos mesmo quando domésticos ainda mantém seus instintos selvagens. Não é à toa que ainda caçam quando têm oportunidade, muitas vezes trazendo ratos e outros animais para casa. Sendo assim, eles se assustam porque eles entendem que o objeto atrás deles pode ser uma ameaça ou um predador, como uma cobra, por exemplo.

Nos vídeos mais famosos, os pepinos são colocados atrás dos gatos sem que eles percebam e em momentos que eles estão relaxados e distraídos, como a hora da alimentação. Ao notar a presença do pepino, eles dão um grande salto na tentativa de tomar uma distância segura do “inimigo” que eles não viram se aproximar, de forma que possam avaliar melhor a situação.

O problema é que, assim como nós, os gatos não gostam de levar grandes sustos. Ao fazer isso com o seu gato, além de haver a possibilidade dele se ferir no momento em que dá o pulo desajeitado ou então soltar um cheiro bem desagradável, produzido por uma glândula próxima do ânus em situações de alerta, o susto também pode causar um estresse prolongado e, em casos mais graves, causar até um colapso fatal.

Estimular a mente do gato com objetos diferentes pode ser interessante e muito divertido, mas é preciso deixá-lo entender a situação antes e não pegá-lo de surpresa. Nossos amigos pets contam conosco para levar uma vida saudável, segura e feliz, portanto lembre-se sempre de ser sensato na hora das brincadeiras.

 

Texto por Patrícia Mota