Você já deve ter notado que seu cachorro cava algumas vezes, seja no jardim, no carpete, na caminha, no sofá…Mas você já se perguntou quais poderiam ser os reais motivos para isso?

cachorro cavandoO primeiro deles é o instinto de preservação. Os ancestrais caninos cavavam para enterrar seus alimentos, deixando-os escondidos e em segurança para que nenhum outro animal pudesse roubar. Isso ainda pulsa nos cães de hoje, e eles podem enterrar não só comida, como também ossos e brinquedinhos.

Outra razão muito frequente para este comportamento é a sensação de segurança com o ambiente e sua temperatura. Cavando, os cães conseguem saber se o local onde dormirão está quente ou frio e até mesmo se esconder – ou esconder seus filhotes – de predadores.

Em algumas ocasiões, é possível que seu cão comece a cavar descontroladamente por estar ansioso. Passear mais vezes e sempre encontrar tempo para brincar com o pet são algumas das opções para aliviar este “estresse”.

Já em outras situações, eles cavam por diversão. É possível que o cão enterre e desenterre a mesma coisa várias vezes! Mas se observar que sofás e pisos estão sendo prejudicados por esse comportamento, repreenda. Afinal, não queremos a casa destruída. Mas, como é instituto, mostre que este comportamento pode ser feito na caminha dele ou até mesmo quando estiverem em um parque ou passeando.

Por Tatiane Mota