Você já deve ter ouvido falar do famoso cachorro de língua azul, o chow chow. Mas esse cachorro tão fofinho não é o único a ter a língua azul e, além disso, possui outras características…

cachorro de lingua azul chow chow

Por que o chow chow tem a língua azul?

A lenda do cachorro de língua azul

De origem chinesa, o Chow Chow é considerada uma das raças de cães mais antigas do mundo, uma das primeiras originadas do lobo cinzento. Os chineses criaram a lenda de que, quando deus pintava o céu e suas estrelas, teria deixado cair alguns pingos de tinta azul no chão, o ancestral do chow chow teria lambido essas gotas e se tornado o primeiro cachorro de língua azul.

Mas a explicação científica é…

Trata-se, provavelmente, de uma herança genética dos lobos, que ocorre devido a um depósito extra de melanina no órgão, que torna sua coloração azulada ou arroxeada (por isso também é conhecido como cachorro da língua roxa), mas quando filhote, o Chow Chow apresenta língua rosa – até as 8 semanas, então não estranhe.

filhote de chow chow lingua

Filhotes de chow chow podem apresentar língua mais rosada, em até 8 semanas de idade a língua se torna azulada.

Outros cães de língua azul

Além da língua azul, os lábios e cavidade oral do chow chow também são marcadas pela coloração azulada.
Mas existem outras raças de cachorro de língua azul ou com pontos azulados, como Airedale, Akita, Pastor Australiano, Bichon Frise, Bull Mastife, Collie, Cocker Spaniel, Dálmata, Doberman Pinscher, Setter Inglês, Pastor Alemão, Gordon Setter, Lulu da Pomerânia, Setter Irlandês, Labrador Retriever, Terra Nova, Pug, Rottweiler, Shiba Inu, Husky Siberiano, Mastife Tibetano, etc. Todos como o mesmo ancestral comum.

cachorro de lingua azul outras raças

Outras raças podem apresentar língua azul ou preta, com manchinhas, como na foto.

Chow Chow: personalidade

Reservado, independente, leal e tranquilo são algumas características de personalidade do Chow Chow. Segundo o site da AKC (American Kennel Club, maior entidade cinófila de registro de genealogias e divisão de cães dos Estados), os proprietários dos ‘Chows’ são os cães mais limpos que existem: eles se abrigam facilmente, têm pouco ‘cheiro de cachorro’ e são conhecidos por serem tão exigentes quanto os gatos. Além disso, são bastante sociáveis e dificilmente são ferozes ou intratáveis, mas sempre refinados e dignos. Temperamento sereno e adaptável, sem necessidades especiais de exercício, eles são alheios a estranhos e eternamente leais aos seus entes queridos.

Tipos de Chow Chow

Muita gente não sabe, mas além do clássico tipo Lion (que ganha o nome graças pelo longo alaranjado, semelhante a uma juba) existem também o chow chow pelo curto, chow chow preto, o chow chow branco.

cachorro de lingua azul chow chow branco

Chow Chow Branco

 

cachorro de lingua azul chow chow preto

Chow Chow Preto

 

cachorro de lingua azul chow chow pelo curto

Chow Chow pelo curto

ccachorro de lingua azul chow chow lion

O clássico, Chow Chow Lion

Além deles, existe o fake chow chow panda (que tem até página do Facebook), que nada mais é do que um chow-chow branco com maquiagem. Chen Hsin é proprietário de uma loja de animais em Chengdu, capital da província de Sichuan e responsável por criar a onda dos cães-panda. Segundo o lojista, a pintura dura 6 semanas e não submete os cães a maus tratos ou produtos químicos.

chow chow panda

Chow chow pandas: É fake, mas é fofinho.

E você? Teria um chow chow de língua azul para chamar de seu?