O seu cachorro, nos passeios ou mesmo em casa, tem mania de comer grama? Isto é mais comum do que você imagina e há várias explicações para este tipo de comportamento.

Uma das principais causas da ingestão de grama, costuma ser algum mal-estar gástrico e/ou intestinal. Nestes casos, os cães comem a grama com a intenção de irritar o estômago, incentivando o seu corpo a expelir o que fez mal, por isso é possível observar cães vomitando a grama que comeram logo a seguir.

É perfeitamente normal que o animal tenha essa reação, porém caso isso se torne muito frequente, um médico veterinário deve ser contatado para averiguar se o seu amigo não está com algum problema mais sério que necessite de tratamento, como uma gastrite, verminose, obstrução intestinal, dentre outros.

Apesar de causas gástricas e/ou intestinais serem as mais comuns, existem também outras possibilidades que explicam por que o seu cãozinho gosta de comer mato, como por exemplo:

Fome ou uma dieta deficitária

Seu cão pode estar se alimentando em quantidades insuficientes para seu tamanho e peso ou a sua dieta pode estar desequilibrada, faltando algumas vitaminas e minerais. A alimentação do seu cão é o que define um animal feliz, bonito e saudável, portanto, fale com um profissional para tirar todas as suas dúvidas.

Ansiedade

Comer grama pode ser um sinal de estresse e ansiedade. Alguns cães comem grama por puro tédio. A ansiedade ainda vem acompanhada de alguns outros sintomas como latidos constantes, automutilação, fazer as necessidades fora do lugar de costume e apatia. Você pode melhorar isso passando mais tempo com o seu amigo e levando-o para passear para que ele gaste energia.

Há ainda cães que simplesmente gostam do sabor da grama, por isso já é possível encontrar em pet shops sementes próprias para você fazer um canteiro particular para o seu cão poder comer as suas plantinhas.

Evite deixar seu cão comer plantas de locais públicos, pois podem estar contaminadas com agrotóxicos, vermes, além de haver a possibilidade do seu cão ingerir uma planta tóxica por acidente, podendo causar envenenamento (saiba como lidar em casos de envenenamento aqui).

Comer grama pode ser um hábito comum com o qual você não precisa se preocupar tanto, porém observe seu cão, na suspeita de qualquer um dos problemas citados, procure sempre um médico veterinário.

 

Texto por Patrícia Mota