Um novo pet está chegando e a empolgação já tomou conta da família? Antes de receber um filhote de cachorro em casa, é necessário ter alguns cuidados básicos com o ambiente – recomendação que vem dos próprios veterinários.
Isso porque preparar a casa é fundamental para que o cachorrinho se sinta confortável e seguro, afinal é um mundo completamente novo para ele.
Então, muita calma nessa hora! Para te ajudar nessa missão, confira alguns passos que separamos.
1. Prepare-se para ir às compras…
Existem alguns itens que não podem faltar:
- Cama, – para que ele tenha o seu lugar de passar a noite definido.
- Potes para água ou ração – de preferência perto da cama, para que o animal tenha seu espaço e saiba que pode encontrar tudo no seu cantinho.
- Brinquedos – que servirão para ensinar, desde cedo, o que ele pode morder/brincar: clique aqui e saiba como escolher a opção correta.

Compre os itens básicos como caminha, potes para alimentação e alguns brinquedos de morder (assim seus móveis ficam a salvo!).
2. Defina o lugar certo das necessidades
Uma das coisas mais importantes que devem ser definidas ao receber um filhote de cachorro em casa é o lugar em que o animalzinho fará suas necessidades fisiológicas.
Os tapetes higiênicos são ótimos substitutos para os jornais impressos e contribuem na hora de educar o novo morador.
Outra dica é deixá-lo em piso “frio” ou porcelanato, que são mais fáceis de limpar.

Ao receber um filhote de cachorro em casa é importante definir desde o início o lugar das necessidades. Um tapete higiênico pode ser uma boa opção.
3. Cuidado com os detalhes

A casa deve ser higienizada antes da chegada do cachorro, principalmente nos locais que serão destinados a ele. Os filhotinhos são muito sensíveis e ainda não possuem o sistema imunológico fortalecido.
Ainda é importante analisar situações de risco dentro de casa:
- Deixe as plantas – principalmente as tóxicas – em um local de difícil acesso para o animal.
- Objetos de vidro, pequenos ou frágeis também devem estar longe do alcance do pet, para evitar acidentes e estragos.
- Fios também podem ser um problema, principalmente os que ficam no chão. É importe cobri-los e protegê-los ao máximo, já que são muito tentadores para receber “mordidinhas”.
4. A escolha do nome
Especialistas alertam para que o nome seja curto e não permita apelidos ou diminutivos, pois pode confundir o animal quando for mais velho. Uma pesquisa realizada pelo blog Dog Hero, levantou os 25 nomes de fêmea e 25 nomes de machos mais populares do momento. Confira:
5. Um filhote de cachorro em casa exige novos hábitos
Ter um novo filhote de cachorro em casa é quase igual a receber uma criança, exigindo novas responsabilidades e numa mudança nos hábitos da família.
É necessário definir funções e rotinas por exemplo: quem limpa a sujeira? Quem leva para passear? Quem repõe a água e a comida? Quem brinca com ele? Em quais horários?
Decidir tudo isso com antecedência é ainda mais importante para que o pet tenha todo o conforto e atenção que merece.
E lembre-se!
Além dessas dicas, é necessário ter muita paciência, não esquecer que ele é apenas um filhote e, principalmente, curtir todos os momentos felizes que o seu novo amigão proporcionará à família!
Fontes consultadas: Blog Meus Animais, Portal IG e Blog Perito Animal
Deixe um comentário