Muito se fala sobre a idade dos cães comparada à nossa, que equivale a 1 ano canino para 7 anos humanos.  E aí, muitos pensam que para os gatos é a mesma coisa. Mas, isso está errado.

gato fazendo aniversário

Os gatinhos têm uma evolução muito rápida nos primeiros anos de vida, e depois disso o envelhecimento tende a ser mais lento. Para se ter uma ideia, o primeiro ano de um gato equivale a 15 anos humanos. Com dois anos, seu organismo será de um humano adulto com 24 anos. E assim, sucessivamente.

São seis os ciclos de idade dos gatos, e se dividem da seguinte maneira: filhote (0 a 6 meses), júnior (7 meses a 2 anos), desenvolvido (3 a 6 anos), maduro (7 a 10 anos), sênior (11 a 14 anos) e idoso (a partir dos 15 anos). A idade média de vida dos felinos é de 17 anos.

E como saber qual a idade real do gato?

Algumas pessoas adotam ou resgatam os gatinhos das ruas, então fica um pouco mais complicado para saber exatamente quanto anos o pet tem, comparando à idade humana. Mas o veterinário certamente conseguirá essa resposta.

Dentre os caminhos estão os dentes “de leite”, que começam a aparecer a partir da terceira semana do nascimento. Aos 4 meses, os gatinhos já passam a ter dentes permanentes. A pelagem também pode ajudar na identificação da idade, já que os gatos mais jovens têm pelos mais macios e os mais velhos, pelos mais grossos.

E você, já sabe quantos anos seu gatinho tem?

Por Tatiane Mota