Meu animalzinho precisa mesmo escovar os dentes?

Assim como nós, a higiene bucal dos pets precisa de atenção. Os cães e gatos possuem bactérias na boca, que aglomeradas podem formar a placa bacteriana, ocasionando no cálculo dentário (tártaro). Portanto, a escovação dentária é a forma mais eficaz para prevenir os problemas bucais e outras doenças indiretas, como as cardíacas e pulmonares.

5 dúvidas frequentes sobre a higiene bucal dos pets

Quando limpar?

Tanto os cães quanto os gatos devem ter os dentes limpos uma vez ao dia.

Como fazer?

Para iniciar o hábito de escovação no dia-a-dia, o pet precisa entender que a escovação será prazerosa para ele e para você. Portanto, comece massageando seu focinho, gengiva e dentes – como se fosse um carinho – assim, ele entende que o processo não irá machucá-lo.

Quando ele adquirir confiança, você pode enrolar uma gaze no dedo, aplicar uma pasta dental veterinária e iniciar a massagem entre dentes e gengivas. A escova é o ponto final, quando você e o seu bichinho já estiverem acostumados com a escovação.

Qual produto usar?

O recomendado é utilizar creme dental veterinário, que não precisa de enxague e tem sabor atrativo para os pets, junto da escova infantil ou profissional.

A alimentação pode ajudar?

A ração ajuda a eliminar o tártaro, por ser mais dura do que as comidas caseiras. Mas, o importante é não alterar o PH salivar do animal com petiscos humanos.

Com que frequência fazer uma limpeza profissional?

O ideal é uma avaliação anual da cavidade oral do seu pet com um veterinário odontologista. A periodicidade da limpeza oral profissional depende dos cuidados em casa e dessa avaliação.

Além disso, é importante ficar atento há alguns sinais, como diminuição do apetite, dor a manipulação da boca, sangramento oral, hálito forte e gengiva avermelhada. Eles podem indicar que algo está errado com a saúde bucal do seu pet.

O Centro de Saúde Animal Jardins oferece serviço e suporte odontológico completo. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 2501-7001.

Dra. Daniela Scatena, médica veterinária especialista em odontologia do CSA Jardins.