O envenenamento de cães e gatos é uma emergência e o animal pode vir a óbito em pouco tempo se não for diagnosticado e receber o devido atendimento.

A intoxicação pode ocorrer pela ingestão de plantas tóxicas, produtos de limpeza, picadas de animais peçonhentos, ou o mais comum que é a ingestão do “chumbinho”, um dos venenos para ratos mais conhecidos e usados no Brasil, apesar da compra e venda deste produto ser considerada ilegal no país.

Os sintomas do envenenamento dependem da substância tóxica, da quantidade ingerida e de certas características do animal, porém há alguns sinais clínicos que podem ser mais comumente vistos, como por exemplo:

– Salivação: o cão começa a babar mais do que o comum;

– Diarreia;

– Vômitos;

– Inquietação ou apatia;

– Falta de coordenação;

– Tremores;

– Convulsões;

– Dificuldade respiratória;

– Alteração no ritmo cardíaco;

– Hemorragia oral ou nasal.

Ao desconfiar de envenenamento perante qualquer um destes sintomas, você deve levar o animal imediatamente a uma clínica veterinária para ser atendido por um profissional. Se for o caso, leve junto o rótulo ou embalagem do produto ingerido para facilitar a identificação da substância que causou a intoxicação.

Sabemos que na internet é possível encontrar fontes com receitas caseiras de antídotos para casos de envenenamento, mas é importante citar que na maior parte dos casos estes antídotos não funcionam e só acabam por atrasar o atendimento do animal.

O mesmo serve para quem acredita que fazer o bichinho vomitar o fará melhorar. É verdade que em determinadas situações isso pode ajudar, mas sem saber o que causou o envenenamento pode ser muito perigoso e piorar o quadro. Por exemplo, no caso da intoxicação ter sido provocada por substâncias cáusticas, induzir o vômito poderá causar queimaduras químicas em todo o esôfago e boca do animal.

Como já dito, envenenamentos são casos de emergência, portanto não perca tempo neste momento, quanto mais cedo seu pet for atendido, maiores serão as chances dele de sobreviver.

Lembre-se ainda que se houver um envenenamento doloso, ou seja, alguém envenenou o seu ou qualquer outro bichinho propositalmente, você pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, pois no Brasil isso já é considerado crime de maus-tratos contra os animais com penalidades previstas em lei.

_

O Centro de Saúde Animal Jardins conta com um hospital veterinário 24 h. Em caso de emergência ligue para (11) 2501-7001 ou traga seu amigo para uma consulta com a nossa equipe de médicos veterinários, na Alameda Campinas, nº 1500, São Paulo – SP.

CSA Jardins

Texto por Patrícia Mota