Enquanto o banho e tosa são entendidos como cuidados básicos e essenciais para a vida dos bichinhos de estimação, algumas precauções acabam sendo ignoradas, deixando-os expostos a uma série de perigos. Um exemplo disso são os cuidados com a saúde bucal dos pets, que se não administrados corretamente podem significar o começo de problemas graves – sendo até fatais, caso o tratamento não seja iniciado.

Principais doenças bucais em cachorros e gatos

  1.  O problema bucal mais comum nesses animais é a doença periodontal: inflamação de todas as estruturas de sustentação do dente a partir do crescimento bacteriano excessivo. A doença possui diferentes níveis. Inicialmente, pode causar leve inflamação da gengiva e acúmulo de cálculos dentais – tártaro. Se não tratada, pode evoluir para gengivite grave, reabsorção do osso alveolar e perda de dentes. O acúmulo de bactérias ainda pode cair na corrente sanguínea e afetar órgãos vitais, como coração, rins, pulmões e fígado.

A manifestação e o desenvolvimento das doenças periodontais variam de acordo com a imunidade e as características de cada animal. É indicado que o pet passe por consultas anuais ou semestrais para verificar suas condições orais e prevenir o aparecimento de problemas.

  1. Outro agravante é a halitose – famoso ‘bafinho’ ou mal hálito – que nada mais é do que o crescimento das bactérias que geram o odor. A doença também pode ser consequência de algum problema gástrico ou endócrino. Por isso, a partir do início do sintoma, é necessário fazer uma visita ao veterinário de sua confiança. Nesses casos, a higiene bucal contínua é uma grande aliada na prevenção.

 

Saúde bucal dos pets em dia!

A escovação dental diária é a forma mais eficaz para prevenir os problemas bucais e doenças indiretas, clique aqui e confira como fazer.

 

Avaliação odontológica

Para uma rotina de cuidados ainda mais completa, é ideal fazer uma avaliação odontológica no pet todos os anos. Assim, é possível obter o diagnóstico precoce de possíveis problemas e encaminhá-lo para os procedimentos adequados.

 

Aproveite nossas vantagens e faça um check-up dental no seu pet ainda neste mês!

  •  Condições especiais em avaliações odontológicas.
  • Marque um banho e ganhe uma escovação dental ao citar que o CSA Jardins está no mês de prevenção de doenças bucais.

Fale com a nossa equipe: 2501-7001.