Se você ama ficar bem pertinho do seu pet, pode ser que já tenha sentido um cheirinho ruim vindo da boquinha dele. O chamado mau hálito tem alguns motivos para surgir, mas é possível preveni-lo com cuidados bem simples.

cachorro mau hálito

Problemas dentários, como infecções, são os principais responsáveis por causar mal cheiro na região bucal do pet. Bactérias, saliva e partículas de alimentos podem formar placa bacteriana e causar gengivite (infecção na gengiva) e até mesmo doença periodontal, que acomete os ossos, causando a perda dos dentes.

Veja algumas dicas para manter a boca do seu caozinho e gatinho longe de problemas!

  • É importante escovar os dentes do pet todos os duas. Se o tempo estiver corrido, tudo bem escovar três vezes por semana. E lembre-se que só é permitido usar escova e pasta de dentes para animais. Você encontra nos pet shops.
  • Alimentos (petiscos, principalmente) que dizem combater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente.
  • Ossos naturais não estão permitidos, pois podem causar sérios problemas à saúde do cão. Mas os ossos vendidos nos pet shops podem ser ótimas dicas para a limpesa dentária.
  • E claro, converse com o veterinário para entender como anda a saúde bucal do animal. Somente o profissional conseguirá remover o tártaro e placas bacterianas, e indicar medicamentos caso o pet apresenteinflamação e infecção.

Por Tatiane Mota